O debate nas Ciências Sociais sobre o processo de surgimento e desenvolvimento da internet
DOI:
10.46551/alt0401202206Palavras-chave:
Internet, Sociabilidade, IdentidadeResumo
Desde o seu surgimento a internet revolucionou a vida em sociedade. As plataformas digitais têm-se apresentado como onipresentes no cenário capitalista contemporâneo. Estabelecendo-se como espaços virtuais de interação social, divulgação de notícias, compra e venda de produtos, compartilhamento de vídeos e músicas, arquivamento de documentos e intermediação de serviços, as plataformas têm exercido impactos significativos na sociedade hodierna. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre os principais elementos do debate sobre a Internet desenvolvidos nas ciências sociais, desde o surgimento e desenvolvimento, bem como sobre a forma como tem sido utilizada na atualidade. Esse assunto é de extrema relevância para a sociedade, uma vez que tem impacto sobre a vida das pessoas e, por ser um tema tão complexo e abrangente, foi trazido à discussão por meio de uma revisão de literatura. Nesse debate, tratou-se do surgimento e das expectativas sobre os impactos dessa ferramenta, especialmente no que tange a identidade e a sociabilidade.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógios D’Agua, 1991, apud COELHO, Cláudio P. Novais. A comunicação virtual segundo Lévy e Baudrillard: uma visão crítica. Communicare, v. 2, n.1,2002.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CARR, N. A Geração Superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011 apud HIRAYAMA, M. S. As transformações sociais desencadeadas pela Internet e redes sociais nos Universos Analógico e Digital. Anagrama, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/78994. Acesso em: 8 nov. 2021.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. v. I, São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DI MAGGIO, Paul; HARGITTAI, Eszter; NEUMAN, W. Russell; ROBINSON, John P. The Internet's effects on society, Annual Reviews of Sociology, 2001 apud CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HIRAYAMA, M. S. As transformações sociais desencadeadas pela Internet e redes sociais nos Universos Analógico e Digital. Anagrama, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/78994. Acesso em: 8 nov. 2021.
KRAUT, R. Patterson; M, LUNDMARK, V.; KIESLER, S.; MUKHOPADHYAY, T.; SCHERLIS, W. Internet paradox: A social technology that reduces social involvement and psychological well-being. American Psychologist. v. 53, nº 9, pp. 1017-1031, 1998.
LÉVY, Pierre. O Que é virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. apud COELHO, Cláudio P. Novais. A comunicação virtual segundo Lévy e Baudrillard: uma visão crítica. Communicare, v. 2, N.1,2002
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda. (edição brasileira), 1999.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2001, apud HIRAYAMA, M. S. As transformações sociais desencadeadas pela Internet e redes sociais nos Universos Analógico e Digital. Anagrama, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/78994. Acesso em: 8 nov. 2021.
NIE, N. H.; ERBRING, L. Our shrinking social universe. Public Perspective, v. 11, nº 3, pp. 44-45, 2000.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório Internet e direitos humanos de 2011. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/74901-artigo-Internet-e-direitos-humanos. Acesso em: 21 jan. 2021.
RAZZOUK, Denise. Dependência da Internet: uma nova categoria diagnóstica? Psychiatry on line Brasil, v.3. n.3, 1998. Disponível em https://www.polbr.med.br/ano98/dpnet.php acesso em 17 dedezembro de 2021
RODRIGUES, Adriano. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Porto: Ed. do Porto, 1994.
SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017.
VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
WELLMAN, Barry (1979) “The community question”, American Journal of
Sociology, 84, p.1201-3, apud CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Alteridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Nesta revista, os direitos autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertencentes à Revista Alteridade. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições pr´óprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.