ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DE INDÍGENAS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: DESAFIOS E RESISTÊNCIA
DOI:
10.46551/alt0502202304Palavras-chave:
Resistência Indigena, Educação superior, Ações Afirmativas, Educação Indigena, Modos de VidaResumo
Este artigo aborda os processos de resistência dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Como abordagem usamos a etnografia multisituada e uma perspectiva biográfica, no qual examinamos como esses estudantes desenvolvem estratégias de permanência institucional. Enfrentando preconceito e desafios, eles se tornam agentes de mudança, usando o ensino superior como uma ferramenta de emancipação e preservação de suas culturas. Embora as ações afirmativas tenham avançado, a inclusão real desses estudantes ainda é um desafio. No entanto, suas lutas contribuem para a transformação da sociedade, promovendo a compreensão da diversidade cultural e o respeito pelos direitos indígenas e da floresta, apoiando assim, a preservação de seus territórios por meio das ferramentas proporcionadas por sua formação profissional.
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