“O Brasil está do nosso lado”
uma análise da percepção dos brasileiros sobre o conflito israelo-palestino nas mídias digitais
DOI:
10.46551/alt0601202407Palavras-chave:
Brasileiros, Conflito israelo-palestino, Mídias digitais, PercepçãoResumo
Observado os últimos embates ocorridos no Oriente-Médio, que elevaram o conflito israelo-palestino novamente à evidência midiática, esse artigo tem por objetivo analisar a percepção dos brasileiros sobre tais acontecimentos. Dado à inserção dos indivíduos em um mundo hiperconectado, aquilo que convém chamar de sociedade em rede, este estudo busca identificar, através das redes sociais, a formação de redes de indignação entre os brasileiros e possíveis posicionamentos político-ideológicos acerca do conflito em questão, além disso, analisa-se o alcance e relevância das mídias digitais no trabalho de noticiação de tais acontecimentos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que analisou o conteúdo de uma amostra contendo 32.660 comentários realizados em postagens de três grandes veículos de notícia brasileiros, inseridos na rede social Instagram. Dentre os resultados, foi possível identificar a formação de redes de indignação bem definidas entre tais usuários, tanto em defesa de israelenses quanto de palestinos. Observou-se, também, que tais redes encontram-se bastante alinhadas aos espectros políticos-ideológicos que marcaram as últimas eleições brasileiras. Por fim, foi possível notar que, na busca por informação, os brasileiros acessam mais os veículos de comunicação “alternativos” do que propriamente aqueles de jornalismo profissional.
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