Entre a ilusão da igualdade e a promoção da desigualdade

Autores

  • Atanásio Mykonios Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Eliene de Jesus Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

10.46551/alt0601202403

Palavras-chave:

Estado, Capital, Movimentos Sociais, Igualdade, Desigualdade

Resumo

No senso comum, a sociedade civil considera que cabe ao Estado garantir não apenas o reconhecimento, a proteção, o amparo da justiça, na forma da figura de direito, sobretudo, a convicção de que o Estado deve ser o guardião e o executor da igualdade social. Este escrito trata de desmontar essa convicção ao apontar que a verdadeira posição do Estado, seu verdadeiro significado, tanto objetiva quanto ideologicamente, na forma das relações impostas pelo Capital, é o de executar e garantir, com o ordenamento jurídico, a desigualdade, por meio do contrato e da exploração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atanásio Mykonios, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri– UFVJM, Brasil. Email - amykonios@hotmail.com

Eliene de Jesus Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (UFVJM), na categoria de Mestrado Profissional, na área de concentração Políticas públicas, direitos humanos, territorialidade e relações étnico-raciais.

Referências

BERNARDO, João. Capital, sindicatos, gestores. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1987. (Biblioteca do Futuro)

CLEAVER, Harry. Leitura política de O Capital. Sem tradução. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1981.

FAUSTO, Ruy. Marx: Lógica e política: investigações para uma reconstituição do sentido da dialética. Tomo II. São Paulo Editora Brasiliense, 1987.

MARX, Karl. A sagrada família, ou, a crítica da crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes. Tradução de Marcelo Backes. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Marx-Engels)

___________. O Capital: crítica da economia política. Livro Primeiro: o processo de produção do Capital. Volume I. 33ª ed., Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-22