Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Diretrizes para Autores

1. Apresentação

A Alteridade é uma publicação discente semestral do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

2. Política editorial

2.1. Titulação para publicação

Graduando é a titulação mínima exigida para os/as autores/as de artigos, resenhas, relatos de experiência e ensaios. A critério do comitê editorial, serão aceitas colaborações enviadas por docentes (quando em coautoria com  graduandos, graduados, pós-graduando e pós-graduados ). Além de trabalhos em português, a revista aceita também contribuições em inglês e espanhol.

A revista recebe, apenas, textos de no máximo 4 coautores.

* É indicado que, após publicação, autores devem cumprir um período de até 6 meses sem realizar nova submissão de artigos ou resenhas.

2.2. Tipos de trabalhos publicados

Aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em Ciências Sociais consideradas em suas três grandes áreas (Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia). Excepcionalmente pode publicar, também, artigos de áreas afins que demonstrem diálogo com questões pertinentes ao domínio das Ciências Sociais .

Os trabalhos podem ser propostos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentados originalmente à revista.

2.3. Avaliação dos trabalhos

A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequarem ao escopo e às normas da revista. Os que atenderem a tais requisitos serão enviados a pareceristas externos, seguindo o sistema duplo cega, em que as identidades do autor e dos pareceristas são mutuamente omitidas.

Os pareceristas podem indicar:

a) a publicação do trabalho em sua forma atual;

b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;

c) a reapresentação do trabalho para nova avaliação após a realização de modificações substanciais, ou

d) a recusa da publicação.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

2.4. Direitos e responsabilidade autorais

Com o envio de seus trabalhos, os autores cedem integralmente seus direitos autorais à Alteridade. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

3. Envio dos trabalhos

Pelo sítio da Revista (https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/alteridade/about/submissions). Neste caso, o autor deve seguir as instruções contidas em “Submissões”.

4. Normas para formatação dos textos

Os textos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos das seções do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta, sem negrito, sem numeração. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar afastamento de 1,25 cm.

4.1. Título: Apresentado em português e sua versão em outra língua (espanhol ou francês ou inglês ou italiano). No caso de textos apresentados em Inglês, francês ou espanhol, o título deve ser apresentado em língua portuguesa. O título deve ser escrito em letra maiúscula e em negrito, fonte tamanho 12, centralizado. Caso haja subtítulo, este deve ser escrito em letra minúscula e vir separado do título por dois pontos (:).

4.2. Resumo: Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado e com espaçamento simples entrelinhas. Os resumos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra Resumo. Palavras-chave: Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final. A expressão palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. Resumo e Palavras-chaves em segundo idioma: Apresentar o resumo e as palavras-chave em outro idioma (espanhol ou francês ou inglês ou italiano). Se o artigo for escrito num idioma diferente do português, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português.

4.3. Corpo do texto: O corpo do artigo deverá ser dividido nas seções indicadas para cada modalidade. O título das seções deve ser escrito em letra maiuscula e em negrito.

4.4. Artigos: Os artigos devem conter entre 10 e 15 páginas (incluindo título, notas de rodapé e bibliografia). 

4.5. Resenhas: Resenhas de livros devem ter no mínimo 3 páginas e no máximo 5  (incluindo título, referência do livro resenhado, notas de rodapé e bibliografia).

4.6. Relato de Experiência: O relato de experiência deve conter no mínimo 03 e no máximo de 05 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de relatos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Os artigos e resenhas devem conter, também, informações sobre a autoria do artigo (tais como, os seguintes metadados: nome completo sem abreviações, titulação acadêmica, filiação institucional, programa de pós-graduação stricto-sensu ao qual se vincula, cargo que ocupa, endereço eletrônico e número de registro ORCID iD).

4.7. Tabelas e ilustrações: As tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com Word for Windows, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados apresentados em tabela. As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser aquelas estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte inferior. As normas para indicação das ilustrações no texto são as mesmas descritas para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e/ou ilustrações. Quando a ilustração já tenha sido publicada anteriormente, deverá apresentar dados sobre a fonte (autor, data e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.

4.8. Citações:  As citações diretas, de até três linhas, deverão ser inseridas no texto, entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências.

4.9.  Notas de rodapé e citações: As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 6 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

4.10. Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, as referências feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação destas referências.

Ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se as regras da ABNT (NBR 6023:2002), exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

AZEVEDO, Maria Amélia.; GUERRA, Viviane. Nogueira. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

MAGUIRE, Mark; FROIS, Catarine; e ZURAWSKI, Nils. (ed.). (2014). The Anthropology of Security: Perspectives from the Frontline of Policing, Counter-terrorism and Border Control. London: PlutoPress.

Capítulo de livro:

WOLF, Eric. Etnicidade e nacionalidade. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. Brasília/São Paulo: Ed.UnB/Imprensa Oficial, 2003.

LANZARO, Jorge. Tipos de presidencialismo y modos de gobierno en América Latina. In: _______ (Comp.). Tipos de presidencialismo y coaliciones políticas en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2003.

Artigo em periódico:

VERTOVEC, Steven. Super-diversity and its implications. Surrey: Ethnic and Racial Studies. V.30, n. 6, p.1024–1054, 2007. 

Tese ou dissertação:

DAMO, Arlei. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Trabalhos apresentados em eventos:

BAQUERO, Marcelo. A democracia e capital social na América Latina: Brasil para além do debate acadêmico. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIA POLÍTICA, 1, 2002, Salamanca. Política en América Latina: I Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2002. p. 837-858.

Artigos em jornais:

BURITY, Joanildo A. Confronto de discursos. O Povo, Fortaleza, p. 6-7, 22 mar. 2008.

Texto disponível na internet:

MALINOWSKI, Bronislaw. The primitive economics of the Trobriand islanders. Economic Journal, vol. 31, p. 97-123, 1921. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2223283?seq=1 . Acesso em: 08 jun. 2008.

Ocorrências do mesmo autor:

Obras do mesmo autor referenciadas sucessivamente na mesma página devem ser substituídas, nas referências posteriores à primeira, por um espaço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Exemplo:

GARZA, Enrique de la (Coord). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. México: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

______. (Comp.). Los sindicatos frente a los procesos de transición política. Buenos Aires: Clacso, 2001.

Obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas com o uso de letras logo após a data, sem espaço. Exemplo:

REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira. São Paulo: Ed.USP, 2000a

______. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia ‘crítica’ da política. 2. ed. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2000b.

5. Não serão aceitos trabalhos fora das normas estipuladas acima.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.