Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

Diretrizes para Autores

1. Apresentação

A Alteridade é uma publicação discente semestral do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

2. Política editorial

2.1. Titulação para publicação

Graduando é a titulação mínima exigida para os/as autores/as de artigos, resenhas, relatos de experiência e ensaios. A critério do comitê editorial, serão aceitas colaborações enviadas por docentes (quando em coautoria com  graduandos, graduados, pós-graduando e pós-graduados ). Além de trabalhos em português, a revista aceita também contribuições em inglês e espanhol.

A revista recebe, apenas, textos de no máximo 4 coautores.

* É indicado que, após publicação, autores devem cumprir um período de até 6 meses sem realizar nova submissão de artigos ou resenhas.

2.2. Tipos de trabalhos publicados

Aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em Ciências Sociais consideradas em suas três grandes áreas (Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia). Excepcionalmente pode publicar, também, artigos de áreas afins que demonstrem diálogo com questões pertinentes ao domínio das Ciências Sociais .

Os trabalhos podem ser propostos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentados originalmente à revista.

2.3. Avaliação dos trabalhos

A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequarem ao escopo e às normas da revista. Os que atenderem a tais requisitos serão enviados a pareceristas externos, seguindo o sistema duplo cega, em que as identidades do autor e dos pareceristas são mutuamente omitidas.

Os pareceristas podem indicar:

a) a publicação do trabalho em sua forma atual;

b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;

c) a reapresentação do trabalho para nova avaliação após a realização de modificações substanciais, ou

d) a recusa da publicação.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

2.4. Direitos e responsabilidade autorais

Com o envio de seus trabalhos, os autores cedem integralmente seus direitos autorais à Alteridade. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

3. Envio dos trabalhos

Pelo sítio da Revista (https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/alteridade/about/submissions). Neste caso, o autor deve seguir as instruções contidas em “Submissões”.

4. Normas para formatação dos textos

Os textos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos das seções do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta, sem negrito, sem numeração. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar afastamento de 1,25 cm.

4.1. Título: Apresentado em português e sua versão em outra língua (espanhol ou francês ou inglês ou italiano). No caso de textos apresentados em Inglês, francês ou espanhol, o título deve ser apresentado em língua portuguesa. O título deve ser escrito em letra maiúscula e em negrito, fonte tamanho 12, centralizado. Caso haja subtítulo, este deve ser escrito em letra minúscula e vir separado do título por dois pontos (:).

4.2. Resumo: Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado e com espaçamento simples entrelinhas. Os resumos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra Resumo. Palavras-chave: Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final. A expressão palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. Resumo e Palavras-chaves em segundo idioma: Apresentar o resumo e as palavras-chave em outro idioma (espanhol ou francês ou inglês ou italiano). Se o artigo for escrito num idioma diferente do português, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português.

4.3. Corpo do texto: O corpo do artigo deverá ser dividido nas seções indicadas para cada modalidade. O título das seções deve ser escrito em letra maiuscula e em negrito.

4.4. Artigos: Os artigos devem conter entre 10 e 15 páginas (incluindo título, notas de rodapé e bibliografia). 

4.5. Resenhas: Resenhas de livros devem ter no mínimo 3 páginas e no máximo 5  (incluindo título, referência do livro resenhado, notas de rodapé e bibliografia).

4.6. Relato de Experiência: O relato de experiência deve conter no mínimo 03 e no máximo de 05 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de relatos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Os artigos e resenhas devem conter, também, informações sobre a autoria do artigo (tais como, os seguintes metadados: nome completo sem abreviações, titulação acadêmica, filiação institucional, programa de pós-graduação stricto-sensu ao qual se vincula, cargo que ocupa, endereço eletrônico e número de registro ORCID iD).

4.7. Tabelas e ilustrações: As tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com Word for Windows, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados apresentados em tabela. As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser aquelas estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte inferior. As normas para indicação das ilustrações no texto são as mesmas descritas para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e/ou ilustrações. Quando a ilustração já tenha sido publicada anteriormente, deverá apresentar dados sobre a fonte (autor, data e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.

4.8. Citações:  As citações diretas, de até três linhas, deverão ser inseridas no texto, entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências.

4.9.  Notas de rodapé e citações: As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 6 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

4.10. Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, as referências feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação destas referências.

Ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se as regras da ABNT (NBR 6023:2002), exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

AZEVEDO, Maria Amélia.; GUERRA, Viviane. Nogueira. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

MAGUIRE, Mark; FROIS, Catarine; e ZURAWSKI, Nils. (ed.). (2014). The Anthropology of Security: Perspectives from the Frontline of Policing, Counter-terrorism and Border Control. London: PlutoPress.

Capítulo de livro:

WOLF, Eric. Etnicidade e nacionalidade. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. Brasília/São Paulo: Ed.UnB/Imprensa Oficial, 2003.

LANZARO, Jorge. Tipos de presidencialismo y modos de gobierno en América Latina. In: _______ (Comp.). Tipos de presidencialismo y coaliciones políticas en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2003.

Artigo em periódico:

VERTOVEC, Steven. Super-diversity and its implications. Surrey: Ethnic and Racial Studies. V.30, n. 6, p.1024–1054, 2007. 

Tese ou dissertação:

DAMO, Arlei. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Trabalhos apresentados em eventos:

BAQUERO, Marcelo. A democracia e capital social na América Latina: Brasil para além do debate acadêmico. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIA POLÍTICA, 1, 2002, Salamanca. Política en América Latina: I Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2002. p. 837-858.

Artigos em jornais:

BURITY, Joanildo A. Confronto de discursos. O Povo, Fortaleza, p. 6-7, 22 mar. 2008.

Texto disponível na internet:

MALINOWSKI, Bronislaw. The primitive economics of the Trobriand islanders. Economic Journal, vol. 31, p. 97-123, 1921. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2223283?seq=1 . Acesso em: 08 jun. 2008.

Ocorrências do mesmo autor:

Obras do mesmo autor referenciadas sucessivamente na mesma página devem ser substituídas, nas referências posteriores à primeira, por um espaço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Exemplo:

GARZA, Enrique de la (Coord). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. México: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

______. (Comp.). Los sindicatos frente a los procesos de transición política. Buenos Aires: Clacso, 2001.

Obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas com o uso de letras logo após a data, sem espaço. Exemplo:

REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira. São Paulo: Ed.USP, 2000a

______. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia ‘crítica’ da política. 2. ed. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2000b.

5. Não serão aceitos trabalhos fora das normas estipuladas acima.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.