A CONFIGURAÇÃO DA DINÂMICA PARTIDÁRIA NA MESORREGIÃO DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS
Palabras clave:
Eleições Municipais; Partidos Políticos; Sul de MinasResumen
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise descritiva da inserção dos partidos políticos na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais utilizando os dados sobre as eleições municipais nos anos de 2000 a 2016. Os dados analisados foram coletados do sítio do TSE, utilizando técnicas de análise quantitativa para a elaboração de tabelas e gráficos. Os achados sugerem que mesmo sendo “deixadas de lado” pelas cúpulas nacionais, conforme a literatura argumenta, as eleições municipais analisadas refletem a existência de um sistema partidário estruturado no Brasil com grandes organizações atuando em cidades pequenas.
Descargas
Citas
CARREIRÃO, Yan. Ideologia e partidos políticos: um estudo sobre coligações em Santa Catarina. Opinião Pública, Campinas, vol. 12, nº 1, p. 136-163, abril/maio, 2006.
_______________. O sistema partidário brasileiro: um debate com a literatura recente. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, nº 14, p. 255-295, mai/ago de 2014.
DOWNS, Anthony. A estática e a dinâmica de ideologias partidárias. In: Uma Teoria Econômica da Democracia. São Paulo: EDUSP, 1999.
IBGE. 2010. Brasil em síntese. Disponível em: . Acesso em 12 de jun de 2017.
KINZO, Maria D’alva. Os partidos no eleitorado: percepções públicas e laços partidários no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, vol. 20, nº 57, fev de 2005.
__________________. Partidos, eleições e democracia no Brasil pós-85. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 54, São Paulo, fev. 2004.
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2003.
LOPEZ, Félix Garcia. A política cotidiana dos vereadores e as relações entre executivo e legislativo em âmbito municipal: o caso do município de Araruama. Revista de Sociologia Política, Curitiba, nº22, p. 153-177, jun. 2004
MACHADO, Aline. Alianças eleitorais: casamento com prazo de validade: o caso das coligações brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MELO, Carlos Ranulfo. Avaliando vínculos entre partidos e deputados nas Assembleias Legislativas brasileiras. Revista Opinião Pública, Campinas, vol. 21, nº 2, ago de 2015.
RIBEIRO, Pedro Floriano. Organização e poder nos partidos brasileiros: uma análise dos estatutos. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, nº 10, p. 225-265, jan/abr de 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Nesta revista, os direitos autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertencentes à Revista Alteridade. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições pr´óprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.