Estrategias de permanencia de Indígenas estudiantes en la Universidad Federal do Pará, desafíos y resistencia

Autores/as

  • Ignacio Gabriel San Martin Araya Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Virginia Braga Fonseca Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

10.46551/alt0502202304

Palabras clave:

Resistência Indigena, Educação superior, Ações Afirmativas, Educação Indigena, Modos de Vida

Resumen

Este artigo aborda os processos de resistência dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Como abordagem usamos a etnografia multisituada e uma perspectiva biográfica, no qual examinamos como esses estudantes desenvolvem estratégias de permanência institucional. Enfrentando preconceito e desafios, eles se tornam agentes de mudança, usando o ensino superior como uma ferramenta de emancipação e preservação de suas culturas. Embora as ações afirmativas tenham avançado, a inclusão real desses estudantes ainda é um desafio. No entanto, suas lutas contribuem para a transformação da sociedade, promovendo a compreensão da diversidade cultural e o respeito pelos direitos indígenas e da floresta, apoiando assim, a preservação de seus territórios por meio das ferramentas proporcionadas por sua formação profissional.

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Biografía del autor/a

Ignacio Gabriel San Martin Araya, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrando em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA / UFPA

Virginia Braga Fonseca, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Administração na Universidade Federal do Pará – UFPA

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Publicado

2023-11-10