A crise estrutural do capital na era do Estado Neoliberal: implicações para a Política Educacional

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DOI :

10.46551/alt0601202401

Mots-clés :

Crise estrutural do capital; Estado; Neoliberalismo; Educação.

Résumé

O artigo tem como objetivo discutir a crise estrutural do capital na era do Estado Neoliberal, expondo suas principais consequências para o campo da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, sobre o tema crise do estrutural capital, Estado neoliberal e educação, no campo da produção teórica do marxismo e educação, produzida na contemporaneidade. Partimos da análise que, ao longo do século XX, a lógica de acumulação do capital expandiu-se de forma incontrolável para todas as dimensões da vida, aprofundando a disjunção entre a produção voltada para as necessidades humanas daquela direcionada à autorreprodução do capital. Portanto, a crise do capital é estrutural, pois atinge todas as dimensões da vida – economia, natureza, política, direitos sociais e cultura; e global porque o seu alcance embora abranja de forma diversa cada território, é mundial. Tendo o Estado neoliberal uma função subsidiária ao capital. Constatou-se que o resultado da crise estrutural do capital no campo educacional é o cultivo de uma subjetividade individualista, que encarna o esforço, a dedicação e a competição generalizada consigo e com o outro como projeto de vida. Sendo, portanto, urgente o desafio de ressignificar o lugar da educação, como atividade formativa da relação trabalho-natureza-sociedade.

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Bibliographies de l'auteur

Amanda Aparecida Marcatti, UFVJM

Professora do curso de Pedagogia da UVFJM. Doutora em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. amanda.apmarcatti@ufvjm.edu.br.

Henrique Dumont Pena, UFVJM

Técnico Administrativo em Educação da UFVJM. Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. henrique.dumont@ufvjm.edu.br.

Pedro Henrique Chaves Pessanha, UNIFEMM - Centro Universitário

Professor do curso de Psicologia da Universidade Ciências da Vida. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Psicologia e Psicólogo pela Universidade Federal de São João del-Rei. pedrohcpessanha@gmail.com

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Publiée

2024-04-22