Entre Linhas e Agulhas:
aprendizado e tradição na costura.
DOI :
10.46551/alt0601202411Mots-clés :
Arte da costura, tradição familiar, saber-fazer, GeraçãoRésumé
Este relato de experiência busca proporcionar uma análise da trajetória de uma costureira cuja jornada empreendedora na arte da costura reflete a importância da tradição familiar, da resiliência e da adaptação social. Originária de uma linhagem de mulheres habilidosas na costura, nossa informante absorveu os segredos desse ofício desde sua infância, transmitidos empiricamente de uma geração para outra dentro de sua família. Seu percurso empreendedor teve início como resposta às necessidades financeiras, levando-a a transformar seu talento em sua principal fonte de renda. Apesar dos desafios financeiros e interrupções em sua jornada, sua determinação a impulsionou a investir em seu próprio ateliê, onde conquistou reconhecimento e fidelidade dos clientes. O relato também destaca as adaptações diante dos novos padrões de demanda, especialmente durante a pandemia, refletindo uma conscientização crescente sobre sustentabilidade e consumo responsável. No entanto, a história de nossa informante também ressalta os desafios enfrentados, incluindo o risco à sua saúde devido ao excesso de trabalho, evidenciando a importância de estabelecer limites e priorizar o bem-estar pessoal.
Téléchargements
Références
BOSI, Ecléa. “Sugestões para um jovem pesquisador”. In. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Atêlie Editorial, 2003.
GABNEBIN, Jeanne Marie. “Verdade e memória do passado”. In: Lembrar, escrever, esquecer. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989. Pags. 3-15.
VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 4ª ed. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 1997.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Nova Fronteira S.A, 1928. 136 p. Acesso em: 22 mar. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Magazine Alteridade 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Nesta revista, os direitos autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertencentes à Revista Alteridade. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições pr´óprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.