DIABETES MELLITUS TIPO 1:

diagnóstico, práticas de cuidado e o impacto das desigualdades sociais no acesso ao tratamento da doença

Auteurs

  • Francielen Maranes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Viviane Bernadeth Gandra Brandão Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5103-0769

DOI :

10.46551/alt0602202409

Mots-clés :

DIABETES MELLITUS TIPO 1, Crianças, Adolescentes, Desigualdades

Résumé

O trabalho investiga o Diabetes Mellitus, uma doença crônica autoimune que afeta a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue. Existem dois tipos principais, e um deles é o Diabetes Mellitus tipo 1 o qual é caracterizado pela destruição das células betas produtoras de insulina no pâncreas. Geralmente, tal condição se desenvolve na infância ou na adolescência, embora possa ocorrer em qualquer idade. O tratamento é feito por meio de injeções diárias ou o uso de uma bomba de insulina para controlar os níveis glicêmicos e ajustar a dose de acordo com as necessidades individuais. A qualidade de vida das crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 pode ser otimizada por meio de um bom controle da doença, apoio familiar e social, autonomia no cuidado, participação em atividades normais e acesso a uma educação e suporte adequado.  O presente estudo adota uma abordagem qualitativa com levantamentos e análises de dados secundários com uso de procedimentos de pesquisa bibliográfica, focalizando os motivos que têm colaborado para o aumento do Diabetes Mellitus tipo 1 em infantojuvenis, a dificuldade no diagnóstico e as desigualdades no acesso ao tratamento.

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Bibliographies de l'auteur

Francielen Maranes, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). E-mail: francielenfmaranes@gmail.com 

Viviane Bernadeth Gandra Brandão, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, MG, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-Minas. Mestra em Estudos Culturais pela Universidade FUMEC. Assistente Social e licenciada em Letras/Espanhol. Docente do Departamento de Política e Ciências Sociais no curso de graduação em  Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Références

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Publiée

2024-10-28