NÃO ESTAMOS EM CASA: ABORDAGENS A O MULO, DE DARCY RIBEIRO

Autores

  • Geraldo da Aparecida Ferreira Unimontes

Palavras-chave:

Migração. Identidade. Fragmentação do sujeito. Errância.

Resumo

A perda do sentido de si, estável como sujeito integrado, vem ocasionando o deslocamento e a descentralização do indivíduo. Entendemos que a constante mobilidade e as migrações, forçadas ou não, contribuem para esse quadro. Consequentemente, na modernidade, notamos uma mudança significativa nos conceitos de identidade e subjetividade. Argumenta-se, nesse sentido, que, desde a virada do século XIX, o ser humano vem assistindo ao lento processo de fragmentação e fragilização da sua subjetividade, de que é o sujeito de si mesmo e da sua história. Neste artigo buscaremos discutir essas questões através da abordagem do romance O mulo, de Darcy Ribeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo da Aparecida Ferreira, Unimontes

é graduado em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em 2002. Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 2007. Doutor em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: drama de atualidade, crítica social, crítica literária e teoria da literatura. Possui ainda experiência com processos de educação a distância, trabalhando junto a UAB- Unimontes. Experiência junto à Comissão Especial de Processo Seletivo, da Unimontes, atuando na seleção de obras literárias e na elaboração de questões para o Programa de Avaliação Seriada de Acesso ao Ensino Superior (PAES) da instituição. Atualmente, trabalha como Professor de Ensino Superior na Universidade Estadual de Montes Claros.

Referências

FIGUEIREDO, Eurídice (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

HALL, Stuart. A formação de um intelectual diaspórico. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

OLIVIERI-GODET, Rita. Errância/migrância/migração. In: BERNDM, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010.

PÒVOA NETO, Helion. O lugar da violência nos estudos sobre migrações e mobilidade espacial. In: FERREIRA, Ademir Pacelli (et al.). A experiência migrante: entre deslocamentos e reconstruções. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

RIBEIRO, Darcy. O mulo. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-01