FILOSOFIA E LITERATURA
CRIATURAS DA LINGUAGEM
DOI:
10.46551/issn2179-6793RA2023v25n1_a11Palavras-chave:
Escritura; Dança; Literatura; Linguagem; FilosofiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a complexa dança que existe entre a filosofia e a literatura. Para estabelecer essa simbiose teremos como ponto de partida a Filosofia da Diferença dos pensadores franceses Gilles Deleuze (2002) e Michel Foucault (2005), pois ao pensarem a relação entre a filosofia e as artes nos despertaram para problematizar a máquina literária e seus múltiplos signos. Foucault é considerando, juntamente com Deleuze-Guattari, o pensador da diferença ao encarar a filosofia como uma arte de criar, de inventar conceitos. Escrever sobre literatura e filosofia envolve uma certa dança com a própria linguagem como criação e reinvenção da vida. E é essa dança que traremos aqui.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Júlia. Estudos deleuzeanos da linguagem. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho; revisão da tradução Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. Organização de J. Guinsburg, Sílvia Fernandes Telesi e Antônio Mercado Neto. São Paulo: Perspectiva, 2008.
AUSTIN, J.L. Quando Dizer é Fazer-palavras e ação. Tradução de Danilo Marcondes de s. Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira e Andréa Stahel M. da Silva. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BEVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral 1. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luiza Néri-3ª. São Paulo: Pontes Editora da Universidade de Campinas, 1991.
BLANCHOT, Maurice. A Conversa infinita. Tradução: Aurélio Guerra Neto. - São Paulo: escuta, 2001.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Tradução de Antônio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
DELEUZE & GUATTARI, Gilles. Kafka para uma literatura menor. Tradução de Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
DELEUZE & GUATTARI. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia; Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Claudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Tradução: Maria Beatriz Marques Nizza da Silva; Revisão: Mary Amazonas Leite de Barros; Produção: Ricardo W. Neves e Heda Maria Lopes. Ed. Perspectiva, 2002.
EYBEN, Piero. Senão, ctônica, escritura: verdade e negrume. In: Derrida, Escritura & Diferença: no limite ético-estético/Piero Eyben e Fabrícia Walace Rodrigues (organizadores). - Vinhedo, Editora Horizonte, 2012.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização e seleção de textos, Manoel Barros da Motta; Tradução, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. Linguagem e literatura. In: Foucault, a filosofia e a literatura. Organização e tradução de. Roberto Machado). Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
MARTON, Scarlett. Extravagâncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial e Editora Barcarolla, 2009.
PROUST, Marcel. Contre Sante-Beuve: notas sobre crítica e literatura. Tradução de Haroldo Ramanzini. São Paulo: Iluminuras, 1988.
ROSA, G. Coletânea organizada por Eduardo F. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.