Iohann Moritz e o homem da barraca

Autores

  • Paulo Alexandre Marcelino Malafaia Colégio Pedro II

DOI:

10.46551/issn2179-6793RA2024v26n1_a10

Palavras-chave:

Personagens;, Romance Filosófico, O Homem Louco, Filosofia Existencial, Filosofia Concreta

Resumo

Pretende-se deslindar o papel dos personagens mencionados no título deste artigo em seus respectivos romances filosóficos – A vigésima quinta hora, de Constantin Virgil Gheorghiu; e L’homme problèmatique (HP), de Gabriel Marcel. Para tal, começa-se com uma breve sinopse que indicará alguns elementos (meta)narrativos e estruturais do primeiro e, na sequência, terá lugar uma leitura interpretativa que não apenas visa caracterizar HP como romance, mas também apontar o papel filosófico de seu protagonista, o homem da barraca. Por fim, emparelhando elementos relativos aos dois protagonistas, é levantada a hipótese de que a figura de Iohann Moritz tenha influenciado o desenvolvimento de vários aspectos apreciáveis no protagonista do texto do filósofo e dramaturgo francês.

Downloads

Referências

GHEORGHIU, Constantin Virgil. A vigésima quinta hora. Trad. Vitorino Nemésio. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968.

MALAFAIA, Paulo Alexandre Marcelino. “A filosofia de Gabriel Marcel como um(um) drama ou: a condição do homem contemporâneo como um drama”. In: SILVA, C. A. F. e RIVA, Franco (orgs.). Compêndio Gabriel Marcel. Cascavel-Goiânia: Editora Unioeste – Editora PUC-Goiás, 2017.

MARCEL, Gabriel. Journal métaphysique. Paris: Gallimard, 1927.

MARCEL, Gabriel. L’homme problématique. Paris: Aubier, 1955.

MARCEL, Gabriel. Les hommes contre l’humain. Paris: La Colombe, 1951.

MARCEL, Gabriel. Le monde cassé. Paris: Desclée de Brouwer, 1933.

MARCEL, Gabriel. Para uma sabedoria trágica. Trad. José P. F. Nunes. Lisboa: União Gráfica, s/d.

MARCEL, Gabriel. Prefácio de A vigésima quinta hora. Trad. Vitorino Nemésio. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 3a edição, 1968.

MARCEL, Gabriel. Um homem de Deus. Trad. E. de Castro. Vozes: Petrópolis, 1964.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PARIS, Giacomo. “L’uomo e il tempo: esistenzialismi, estasi della temporalità”. In: Biblioteca Tiraboschi, ottobre 2008 – febbraio 2009.

ZEHRER, Hans. Man in this world. London: Hodder and Stoughton, 1952.

Downloads

Publicado

2025-03-20