NOS JARDINS: REFLEXÕES SOBRE A POÉTICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Autores

  • Ivana Ferrante Rebello Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura comparatista de poemas de CarlosDrummond de Andrade sobre os jardins, em diferentes momentos da sua escritapoética. Seus jardins constituem lugares em que o sujeito lírico expressa seuolhar sobre o espaço urbano e em que se pode ler a confusão entre o sentimentoíntimo do poeta e o lugar público, pertencente a todos. Na concepção dessepaisagismo íntimo, identificamos a consciência, em sua poética, dos espaços e daforma como estes se constituem historicamente. A poética do autor mineiroevidencia, em tempos diferentes, representações diferenciadas de jardins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Ferrante Rebello, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual de Montes Claros (1989), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Atualmente é
elaboradora de provas e corretor da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas, professor titular da Universidade Estadual de Montes Claros e coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras/ Estudos Literários da UNIMONTES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, literatura brasileira, literatura de Minas Gerais e estudos de gênero.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos