A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA OBRA DE LUIZ VILELA

Autores

  • Eunice Prudenciano de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Rauer Ribeiro Rodrigues

Palavras-chave:

conto; feminismo; ficção e história; gênero; sociedade.

Resumo

Traçamos as particularidades das protagonistas dos seguintes contos de Luiz Vilela: “Nosso dia” e “Vazio”, de Tremor de terra (1967), “Catástrofe”, de A cabeça (2002), e “Era aqui”, de Você Verá (2013). Em “Nosso dia”, temos o espaço patriarcal de personagem feminina submissa ao marido. Em “Vazio”, o descompasso entre homem e mulher é representado de forma trágica. Em “Catástrofe”, a voz feminina acaba por prevalecer. No conto “Era aqui”, há mensagem de esperança na possibilidade de convivência entre homem e mulher. Os contos, a nosso ver, retratam a trajetória do feminino na sociedade ocidental no século XX.  Para traçar tal percurso, recorremos a estudos históricos e sociológicos, sob a ótica de que o feminismo acarretou profundas modificações nas teorias sociais, nas ciências humanas e na organização da sociedade, questionando papeis e conceitos cristalizados. O conto de Luiz Vilela ficcionaliza esse múltiplo universo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Prudenciano de Souza , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Bolsista de Pós-Doutorado na UFMS/CPTL (2014-2019), onde atua como professora na graduação e no PPG-Letras Mestrado e Doutorado. Doutora (2010) e Mestre (2004) em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, onde se graduou em Letras em 2001. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Superior privado e no Ensino Fundamental e Médio de colégios públicos e privados. Atualmente é Sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, vinculado à UFMS, Campus de Três Lagoas. Parecerista de diversas revistas, tem interesse nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Portuguesa, Formação do Leitor Literário, Ensino de Literatura e Teorias do Conto. 

Rauer Ribeiro Rodrigues

Professor Associado da UFMS, atua na área de Literatura Brasileira no Campus do Pantanal, em Corumbá, e atua como professor permanente no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS de Três Lagoas. Integra o GT História da Literatura da ANPOLL. Coordena o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela - GPLV  http://gpluizvilela.blogspot.com). Possui graduação em História (ISEPI, 1991), especialização em Literatura Comparada (UFU, 2001), doutorado em Estudos Literários (Unesp, Araraquara, 2006), e Pós-Doc (UERJ, 2012). Suas publicações voltam-se principalmente para os seguintes temas: literatura brasileira, história da literatura, literatura e ensino, teoria da literatura, conto e literatura regional de Mato Grosso do Sul. É ficcionista, com sete títulos publicados.

Referências

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina,2014.

MILLETT, Kate. Política sexual. Trad. Alice Sampaio, Gisela da Conceição, Manuela Torres. Lisboa: Dom Quixote, 1975.

RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. Faces do conto de Luiz Vilela. Araraquara, SP, 2006. 2 v. xiv, 547 f. Tese (Doutorado, Estudos Literários) - FCL-Ar, Unesp. Disponível em: http://gpluizvilela.blogspot.com.br/p/fortuna-critica.html. Acesso em set. de 2015.

RODRIGUES, Rauer Ribeiro. "Era aqui", ficção e sociedade em um conto de Luiz Vilela. Revista Alēre, UFMT, Tangará da Serra, MT, v. 6, n. 6, dez. 2012, p. 123-134.

SENA, Aline de Jesus. Da submissão à dominação: As mulheres na obra de Luiz Vilela. Campo Grande, MS, 2010, 149 fls.. Dissertação (Mestrado, Estudos de Linguagens) —PPGMEL, UFMS.

VILELA, Luiz. A cabeça. São Paulo: Cosac &Naify, 2002.

VILELA, Luiz. No bar. 2. ed. São Paulo: Ática, 1984.

VILELA, Luiz. Tremor de terra. Rio de Janeiro: Gernasa, 1972.

VILELA, Luiz. Você verá. São Paulo: Record, 2013.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)