A HISTÓRIA EM CURSO: RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS CAMINHAE AS TRANSFORMAÇÕES DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Lima Barreto, Recordações do escrivão Isaías Caminha, imprensa, Bota-Abaixo, cidade.Resumo
O trabalho em questão é fruto do desdobramento de minha tese de doutorado, que gerou uma pesquisa mais ampla na obra de Lima Barreto. A pesquisa se volta especialmente aos aspectos relacionados ao papel do narrador, às decepções histórico-sociais dos personagens, às transformações do espaço e das estruturas sociais em decorrência das mudanças de ordem histórica. Lima Barreto foi uma autor de seu tempo, e esse tempo foi de transformações. O processo de remodelação da cidade do Rio de Janeiro, no chamado “Bota-Abaixo”, do prefeito Pereira Passos, não transformou somente a configuração física da cidade, mas representou também uma mudança na vida dos cariocas. O presente estudo tem como proposta analisar esses aspectos no romance Recordações do escrivão Isaías Caminha.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. SP: Brasiliense, 1989.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. SP: Itatiaia, 1959.
FIGUEIREDO, Carmem Lúcia N. Lima Barreto e o fim do sonho republicano. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Tempo Brasileiro, 1995.
HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior). In: Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
SODRÉ, Nelson Werneck. A história da imprensa no Brasil. RJ: Civilização Brasileira, 1966.