DESCREVIVER: JOGO E IMPROVISAÇÃO TEATRAL EM “PIRLIMPSIQUICE”, DE GUIMARÃES ROSA

Autores

  • Felícia Johansson Universidade de Brasília – UNB

Palavras-chave:

Descreviver. Jogo Teatral. Improvisação. Guimarães Rosa. Jacques Lecoq. Hans Georg Gadamer.

Resumo

“Pirlimpsiquice” é um conto de Guimarães Rosa que narra a descrevivência de um grupo de meninos ao encenar uma peça que, por meio de uma improvisação, subitamente vira outra. “Descreviver” é palavra inventada por Rosa para simbolizar o ato de representar teatralmente, com espontaneidade. Em A Atualidade do Belo: a arte como jogo, símbolo e festa (1985), Hans Georg Gadamer investiga o fenômeno do jogo como explicação da arte, referindo-se, sobremaneira, ao teatro. Entre a arte como jogo, explicitada por Gadamer, e o jogo da arte, poetizado por Rosa, há paralelos evidentes que podem inspirar atores e autores brincantes. Neste cenário, o termo “descreviver” fornece o palco para a reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felícia Johansson, Universidade de Brasília – UNB

Professora Doutora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Interpretação Teatral do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB-IdACEN). Coordenadora do Projeto de Extensão Teatro de Mentira: estratégias brincantes para atores-autores de textos performativos.

Referências

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para atores e o não atores com vontade
de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
COPEAU, Jacques. Texts on theatre. Trad.: John Rudlin. London: Routledge,
1990.
FORTIER, Mark. Theory/Theatre: an introduction. Londres: Routledge, 1997.
FROST, Anthony; YARROW, Ralph.Improvisation in drama. London: Macmillan
Education, 1990
GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo, símbolo e
festa.Trad.: Celeste Aida Galeão. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1985.
GADAMER, Hans-Georg.Verdade e Método: traços fundamentais de uma
hermenêutica filosófica. 2.ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Editora
Vozes, 1998.
GUINSBURG, Jaime; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela Alves de
(coordenação). Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São
Paulo: Perspectiva, 2008.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Trad.: João Paulo Monteiro. São Paulo,
Perspectiva, 2008.
JOHANSSON, Felícia. Playing the fool: an examination of playful strategies for an
actor-author of performance texts in the context of contemporary theatre. 2007.
Tese de Doutoramento em Teatro.School of Arts and Education, Middlesex
University, London, 2007.
JOHANSSON, Felícia. Teatro de Mentira: estratégias brincantes para atoresautores de textos performativos.Participação: Extensão em Artes, Teatralidade,
Cultura e Sociedade. Decanato de Extensão, Universidade de Brasília, n. 25, p.
70-79, junho, 2014.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad.:
Marcelo Gomes. São Paulo, Senac, 2010.
PAVIS, Patrice.Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
ROSA, João Guimarães. Pirlimpsiquice. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras
Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
SPOLIN, Viola. Improvisation for the theatre. London: Pitman, 1973.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. London:
Routledge,2002.
WRIGHT,John.Why is that so funny? A practical exploration of physical
comedy.London: Nick Hern Books, 2006.

Downloads

Publicado

2020-02-11

Edição

Seção

Artigos