A ambiguidade racial na poesia de Jorge de Lima
Resumo
Este ensaio faz uma análise da forma ambígua como as representações afro-brasileiras são retomadas na poesia de Jorge de Lima. Seus textos optam por um olhar que ora comemora a democracia racial, ora faz uma reflexão sobre as consequências da opressão do sistema patriarcal nordestino. Essa ambiguidade fica mais exposta quando ele representa a imagem da mulher negra como um corpo submisso em oposição ao pessimismo da imagem do negro trabalhador. Tais construções identitárias traduzem uma visão histórica catastrófica da colonização e da modernização do Brasil. Partindo dessa problemática, este ensaio propõe uma leitura revisionista dessas representações a partir das teorias pós-coloniais de Homi Bhabha, Stuart Hall e Edward Said.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila et alli. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2000.
DUARTE, Eduardo. “Mulheres Marcadas: literatura, gênero, etnicidade”. In Duarte, Constância et al. Falas do Outro – literatura, gênero, etnicidade. Belo Horizonte: Nandyala; NEIA, 2010, p. 24-37.
FREYRE, Gilberto. “Poemas Negros”. In LIMA, Jorge. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
HALL, Stuart. “Quem precisa da identidade?” In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. Da diáspora – identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Gaurdia Resende et alli. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
LIMA, Jorge. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. Tradução de Denise Bottamn, São Paulo: Companhia das letras. 1995.