LITERARY READING IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

: DISCUSSÕES E INSERÇÕES DO PENSAMENTO DE ANTONIO CANDIDO

Authors

  • Hildenia Onias de Sousa UFPB
  • Daniela Maria Segabinazi UFPB

Keywords:

Literary reading, Textbook, Reader training, Antonio Candido

Abstract

This work discusses literary reading in the final years of elementary school. The notions of reception and effect broadcasted here are linked to the formulations of Jauss (1979) and Iser (1979). In addition, we seek to base on theoretical and methodological assumptions, whose path was permeated by readings of texts Candido (1999, 2004), 2006), Santos (2009), Solé (1998), Segabinazi (2011 and 2015), Girotto and Souza (2010), Dalvi (2013), among others, are used.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hildenia Onias de Sousa, UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Cajazeiras (1992) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) na linha de pesquisa Leituras literárias. Atualmente, é professora efetiva da Rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Formação de leitor, Formação de professores. É integrante do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF).

Daniela Maria Segabinazi, UFPB

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é líder do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF). Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL.

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 31 de agosto de 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria Literária, São Paulo, n. esp., p. 81-89, 1999.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. 5 ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE-UFES. Vitória, ES. A.10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.
GIROTTO, CGGS; SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2 ed. Revista e ampliada. Seleção e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2 ed. Revista e ampliada. Seleção e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba, n. 35, p. 211-221, 2009. Editora UFPR.
SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Teoria do efeito estético e teoria histórico-cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009. (Coleção Teses).
SEGABINAZI, Daniela Maria. Leituras nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: FRANCELINO, Pedro Farias. SEGABINAZI, Daniela Maria. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Aula de literatura: o imaginário coletivo sobre minorias e gêneros nas obras de ficção e nas leituras dos leitores. In: BARBOSA, Socorro (org.) Ensinar literatura através de projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2020-04-19

Issue

Section

Dossiê Antonio Candido