LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

: DISCUSSÕES E INSERÇÕES DO PENSAMENTO DE ANTONIO CANDIDO

Autores/as

  • Hildenia Onias de Sousa UFPB
  • Daniela Maria Segabinazi UFPB

Palabras clave:

Leitura literária, Livro didático, Formação de leitor, Antonio Candido

Resumen

Este trabalho discorre sobre leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. As noções de recepção e de efeito aqui veiculadas estão ligadas às formulações de Jauss (1979) e Iser (1979). Além deles, busca-se embasamento em pressupostos teóricos e metodológicos, cujo percurso foi perpassado por leituras de textos de Candido (1999, 2004, 2006), Santos (2009), Solé (1998), Segabinazi (2011 e 2015), Girotto e Souza (2010), Dalvi (2013), dentre outras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hildenia Onias de Sousa, UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Cajazeiras (1992) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) na linha de pesquisa Leituras literárias. Atualmente, é professora efetiva da Rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Formação de leitor, Formação de professores. É integrante do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF).

Daniela Maria Segabinazi, UFPB

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é líder do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF). Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL.

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 31 de agosto de 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria Literária, São Paulo, n. esp., p. 81-89, 1999.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. 5 ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE-UFES. Vitória, ES. A.10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.
GIROTTO, CGGS; SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2 ed. Revista e ampliada. Seleção e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2 ed. Revista e ampliada. Seleção e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba, n. 35, p. 211-221, 2009. Editora UFPR.
SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Teoria do efeito estético e teoria histórico-cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009. (Coleção Teses).
SEGABINAZI, Daniela Maria. Leituras nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: FRANCELINO, Pedro Farias. SEGABINAZI, Daniela Maria. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Aula de literatura: o imaginário coletivo sobre minorias e gêneros nas obras de ficção e nas leituras dos leitores. In: BARBOSA, Socorro (org.) Ensinar literatura através de projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2020-04-19

Número

Sección

Dossiê Antonio Candido