ANÁLISE DE DISCURSO E ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA COM SUJEITOS SURDOS ENTRE-LÍNGUAS: DIZERES SOBRE O RACISMO E SUJEITO NO BRASIL DO SÉCULO XIX E SUA INSISTÊNCIA NO XXI

Autores/as

  • Lívia Letícia Belmiro Buscácio Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

DOI:

10.46551/2179679320200004

Palabras clave:

Análise de discurso; Literatura; Educação; Surdo; LIBRAS

Resumen

Com base na Análise de discurso (PÊCHEUX, 2008, 2009, 2011; ORLANDI, 1984, 2002), relato procedimentos metodológicos de uma prática realizada na disciplina de literatura com aprendizes surdos no Ensino Médio do CAP-INES. Ao abordar o período considerado como Realismo/ Naturalismo no Brasil, trabalhamos com o discurso sobre o racismo na formação do Brasil-nação no século XIX e seus efeitos até hoje, analisando diferentes materiais, como O mulato (1881), de Aluísio de Azevedo, a pintura A redenção de Cam (1895), de Modesto Brocos; além de materiais de arquivo coletados em sites institucionais e redes sociais. O trabalho resultou na assunção de um lugar de leitor pelos aprendizes surdos, possibilitando que gestos de leitura sobre a temática fossem relacionados ao próprio lugar de sujeito na experiência com o discurso.

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Publicado

2020-06-08