IMAGENS LITERÁRIAS DO EXISTENCIALISMO EM HUIS CLOS, DE JEAN-PAUL SARTRE
DOI:
10.46551/issn2179-6793RA2023v25n1_a14Palabras clave:
Sarte, Existencialismo, Filosofia, LiteraturaResumen
Este artigo apresenta uma análise da peça teatral intitulada “Entre quatro paredes” (“Huis clos”), escrita por Jean-Paul Sartre em 1944, colocando-a em diálogo com aspectos significativos das suas concepções existencialistas. Assim, explicita ainda as diferentes compreensões sustentadas pelos estudiosos do conjunto da obra sartriana, corroborando com aquela que defende a presença de uma correspondência entre seus textos literários e seus textos filosóficos a partir do entendimento de que ambos
cumprem igualmente o papel de expor o seu pensamento sem supostas hierarquias ou subjugações entre eles. Para tanto, sintetiza o enredo que se desenrola ao longo da supracitada peça teatral, apontando nele a presença de conceitos caros à teoria de Sartre. Por fim, se propõe a mostrar como a interpretação da peça em análise pode ir para além daquela já conhecida, em que é tomada como alusão ao aspecto caótico da intersubjetividade humana.
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Citas
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