UM BILHETE DE ADÉLIA PRADO PARA CASTRO ALVES: DISCURSO FEMININO, EROTISMO, IRONIA E IDENTIDADE
Palabras clave:
Adélia Prado, Castro Alves, erotismo, ironia, representação femininaResumen
Adélia Prado, em seu livro Bagagem, dialoga intencional e insistentemente com uma série de escritores, principalmente masculinos e da literatura brasileira. Entre os autores retomados situa-se o poeta romântico Castro Alves. Dialogar com um poeta que idealizou a figura feminina nos moldes românticos ingênuos e açucarados, mas que também representou mulheres mais reais e sensuais, é uma forma de o discurso adeliano colocar-se como construtor de uma voz de mulher que também tem o que dizer. Nesse sentido, este estudo busca verificar como a autora mineira, ao retomar o poeta romântico com ironia e erotismo, propõe uma reflexão acerca das formas de resistência e superação da mulher, via discurso poético e, consequentemente, via representação do feminino como ser mulher inserido na sociedade de cunho patriarcal.
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Citas
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