ALVES, AMOR & CIA: DAS PÁGINAS PARA A TELA, A (IN)FIDELIDADE EM QUESTÃO

Autores/as

  • Andrea Cristina Martins Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palabras clave:

: literatura; cinema; tradução, cultura.

Resumen

A publicação póstuma de Eça de Queiroz, Alves & cia, traz um textoque, visivelmente, não chegou a passar pelas correções, pelo refinamento da escritura, traço comum às demais obras do autor. Traduzido para o cinema,onde foi transformado em Amor & Cia, pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton, aobra apresenta-se enxuta e sedutora. O ensaio discute a suposta fidelidadeentre as duas obras, apontando as adequações culturais sofridas pelo filme, asopções do diretor Helvécio Ratton na recriação da obra, o que faz dele um“revisor” de Eça.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Cristina Martins Pereira , Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Estudos de Linguagem, também pela UFF, com financiamento da Fapemig. Membro do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desde 2004, e do Programa de Mestrado em Letras/Estudos Literários dessa Universidade, a partir de 2014. As áreas de interesse para pesquisa são estudos de literatura, cinema e televisão. Como ficcionista, é autora do livro Apenas rascunhos (2014), além de assinar roteiros de cinema. Ainda na sétima arte, roteirizou, produziu e dirigiu os documentários Romeiros de fé e festa (2008) e A voz de Sofia (2012).

Citas

AUGRAS, Monick. A Dimensão Simbólica. Rio de Janeiro: FGV, 1967.

COUTINHO, Evaldo. A imagem autônoma – ensaio de teoria do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1989.

DINIZ, Thais Flores Nogueira. Literatura e cinema: da intersemiótica à tradução cultural. Ouro Preto: UFOP, 1999.

DUARTE, Lélia Parreira. Amor e Cia.: Eça de Queirós recriado por Helvécio

Ratton. In: DUARTE, L.P et al (org.). Encontros prodigiosos. Anais do XVII

Encontro de professores universitários brasileiros de Literatura Portuguesa. V.1. Belo Horizonte: Fale/UFMG: PUC Minas, 2001.

MACIEL, Maria Esther. Um Eça Oblíquo: notas sobre o filme Amor e Cia, de Helvécio Ratton. In: SCARPELLI, M. F. (org). Os centenários: Eça, Freyre, Nobre. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2001.

NUNES, Sílvia Alexin. O corpo do diabo entre a cruz e a caldeirinha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Literatura e Artes Plásticas, o Künstlerroman na ficção contemporânea. Ouro Preto: UFOP, 1995.

PEREIRA, Andrea C. Martins. Ruído de passos: a palavra e a imagem. In:

OLIVA, Osmar Pereira (org), Vínculo – Revista de Letras da Unimontes. Montes Claros: Unimontes, 2002.

PINTO, Júlio. O espelho, o cinema, a tv e a palavra: possibilidades da mimese.

In: VIEIRA, Else Ribeiro Pires, BENN-IBLER, Verônika (org.). Culturas e Signos em Deslocamento. Belo Horizonte: UFMG, 1995.

QUEIROZ, Eça. Alves & Cia. Edição Crítica de Luiz Fagundes Duarte e Irene Fialho. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.

RATTON, Helvécio. Amor & Cia (filme). Rio de Janeiro: Quimera Filmes, 1995.

Publicado

2020-02-11

Artículos más leídos del mismo autor/a