CONSIDERAÇÕES SOBRE DIÁRIO DE TERROR: A PROVOCAÇÃO NA METAESCRITA CARDOSIANA
Palabras clave:
Provocação. Novela. Transgressão.Resumen
O presente estudo busca engendrar o deslinde dos artifícios da provocação face às novelas e aos diários de Lúcio Cardoso (1912-1968). Procuramos enfatizar como o autor explorou diversos estratagemas literários para adensar a escrita de mal-estar e perturbação, a tornar a provocação o mote primordial de seu virtuosismo literário transgressor.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo:
Perspectiva, 1996.
______. O rumor da língua. Tradução: António Gonçalves. Lisboa: Edições 70,
1984.
______. Crítica e verdade. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo:
Perspectiva, 1970.
BRAYNER, Sonia. A construção narrativa: uma gigantesca espiral colorida. In:
CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Edição crítica coordenada
por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
CARDOSO, Lúcio. A luz no subsolo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2003.
_______. Inácio, O enfeitiçado e Baltazar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2002.
_______. O desconhecido e Mãos vazias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
_______. Diário completo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1970.
CARELLI, Mario. A música do sangue. In: CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa
assassinada. Edição crítica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione
Cultural, 1997.
______. Crônica da casa assassinada: a consumação romanesca. In:
CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Edição crítica coordenada
por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
______. Corcel de fogo: vida e obra de Lúcio Cardoso (1912 – 1968).
Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
FARIA, Octavio de. Lúcio Cardoso. In: CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa
assassinada. Edição crítica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione
Cultural, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução: Paulo
César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
SANTOS, Cássia dos. Polêmica e controvérsia em Lúcio Cardoso. São Paulo:
Mercado das letras/ FAPESP, 2001.
Perspectiva, 1996.
______. O rumor da língua. Tradução: António Gonçalves. Lisboa: Edições 70,
1984.
______. Crítica e verdade. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo:
Perspectiva, 1970.
BRAYNER, Sonia. A construção narrativa: uma gigantesca espiral colorida. In:
CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Edição crítica coordenada
por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
CARDOSO, Lúcio. A luz no subsolo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2003.
_______. Inácio, O enfeitiçado e Baltazar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2002.
_______. O desconhecido e Mãos vazias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
_______. Diário completo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1970.
CARELLI, Mario. A música do sangue. In: CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa
assassinada. Edição crítica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione
Cultural, 1997.
______. Crônica da casa assassinada: a consumação romanesca. In:
CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Edição crítica coordenada
por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
______. Corcel de fogo: vida e obra de Lúcio Cardoso (1912 – 1968).
Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
FARIA, Octavio de. Lúcio Cardoso. In: CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa
assassinada. Edição crítica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione
Cultural, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução: Paulo
César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
SANTOS, Cássia dos. Polêmica e controvérsia em Lúcio Cardoso. São Paulo:
Mercado das letras/ FAPESP, 2001.
Descargas
Publicado
2020-02-13
Número
Sección
Artigos