LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

: DISCUSSÕES E INSERÇÕES DO PENSAMENTO DE ANTONIO CANDIDO

Auteurs

  • Hildenia Onias de Sousa UFPB
  • Daniela Maria Segabinazi UFPB

Mots-clés :

Leitura literária, Livro didático, Formação de leitor, Antonio Candido

Résumé

Este trabalho discorre sobre leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. As noções de recepção e de efeito aqui veiculadas estão ligadas às formulações de Jauss (1979) e Iser (1979). Além deles, busca-se embasamento em pressupostos teóricos e metodológicos, cujo percurso foi perpassado por leituras de textos de Candido (1999, 2004, 2006), Santos (2009), Solé (1998), Segabinazi (2011 e 2015), Girotto e Souza (2010), Dalvi (2013), dentre outras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hildenia Onias de Sousa, UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Cajazeiras (1992) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) na linha de pesquisa Leituras literárias. Atualmente, é professora efetiva da Rede municipal de ensino de João Pessoa-PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Formação de leitor, Formação de professores. É integrante do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF).

Daniela Maria Segabinazi, UFPB

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é líder do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF). Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL.

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 31 de agosto de 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria Literária, São Paulo, n. esp., p. 81-89, 1999.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários escritos. 5 ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE-UFES. Vitória, ES. A.10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.
GIROTTO, CGGS; SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2 ed. Revista e ampliada. Seleção e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2 ed. Revista e ampliada. Seleção e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba, n. 35, p. 211-221, 2009. Editora UFPR.
SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Teoria do efeito estético e teoria histórico-cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009. (Coleção Teses).
SEGABINAZI, Daniela Maria. Leituras nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: FRANCELINO, Pedro Farias. SEGABINAZI, Daniela Maria. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Aula de literatura: o imaginário coletivo sobre minorias e gêneros nas obras de ficção e nas leituras dos leitores. In: BARBOSA, Socorro (org.) Ensinar literatura através de projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Téléchargements

Publiée

2020-04-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Antonio Candido