ÁGUA VIVA DE CLARICE LISPECTOR E A FILOSOFIA DE LUDWIG WITTGENSTEIN
INTERSEÇÕES LITERÁRIO-FILOSÓFICAS
Mots-clés :
Literatura, Água viva, Filosofia da linguagem, Ludwig WittgensteinRésumé
O objetivo deste estudo é discutir, a partir da construção estético-ficcional de Água viva, de Clarice Lispector, algumas interseções possíveis com traços do pensamento filosófico de Ludwig Wittgenstein, tanto o desenvolvido em seu Tratado lógico-filosófico quanto em Investigações filosóficas. Na hipótese, defende-se Água viva como texto ficcional intrincado, cuja estética apresenta perspectivas referenciais que deslocam a linguagem do estado do dizer para o do mostrar, trazendo rastros da teoria pictórica da frase e dos jogos de linguagem propostos nas filosofias analíticas de Wittgenstein. Como consequência, Lispector permite, pela experimentação linguística e ficção, ao leitor trilhar uma escrita literária, que especula possível relação ontológica entre o mundo, a linguagem e o pensamento.
Téléchargements
Références
COSTA, Claudio Ferreira. Filosofia analítica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MARGUTTI PINTO, Paulo Roberto. “A dialética da linguagem e do silêncio em Ludwig Wittgenstein e Clarice Lispector”. 2005. Disponível em: http://www.academia.edu/1883045/A_dial%C3%A9tica _da_linguagem_e_do_sil%C3%AAncio_em_Ludwig_Wittgenstein_ e _Clarice_Lispector. Acesso em: 02 de outubro. 2019.
MOSER, Benjamin. Clarice,. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
NOLASCO, Edgar Cézar. Clarice Lispector: nas entrelinhas da escritura. São Paulo: Anna Blume, 2001.
NUNES, Benedito, O dorso do tigre. 3a. ed. São Paulo: Editora 34, 2009, p. 134.
RILKE, Rainer Maria. "Baudelaire". In:_____. Poemas. Seleção, tradução e introdução José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
WITTGENSTEIN. Ludwig. Tratado Lógico-filosófico e Investigações filosóficas. Trad. M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbernkian, 1995.