MEMÓRIAS DE INFÂNCIA: O LUGAR DA MENINA/MULHER EM A FADA MENINA, DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA

Auteurs

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Résumé

Tendo em vista a discussão levantada por Lúcia Miguel Pereira nosromances escritos para adultos sobre a condição social da mulher e o lugar porela alcançado ao longo das décadas de 1930, 1940 e 1950, esta leitura propõeuma breve exegese do livro A fada menina, da mesma autora. Nele, a escritoramaterializa seu ponto de vista acerca da literatura para crianças, evidente emseus artigos de jornais e de revistas, ao mesmo tempo em que empreende,através de memórias, o lugar da educação e das brincadeiras infantis para acriação da menina/mulher. Segundo o crítico Antonio Candido (2005), LúciaMiguel sempre se preocupou com o papel ocupado pelo gênero feminino noâmbito social. A questão se torna evidente quando percebemos o modo como aescritora concebia a representação da menina/mulher em sua narrativa infantil,aspecto que será demonstrado nessa abordagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Literatura pela UNB. Doutora em Literatura Espanhola e hispanoamericana pela USP. Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG. Docente do Departamento de Comunicação e Letras e do Mestrado em Letras/Estudos Literários da UNIMONTES. Pesquisadora das relações de gênero, identidade, alteridade na
ficção da literatura brasileira, espanhola e hispanoamericana. Atualmente, pesquisa a crítica e a literatura infantil produzida por Lúcia Miguel Pereira. Autora dos livros O legado ficcional de Lúcia Miguel pereira- escritos da tradição, e “Por trás do véu e da espada”- o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, publicados pela Editora Mulheres e Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias, publicado pela Editora Annablume. Organizadora dos livros:Nas Margens do fato- escritos sobre as Novelas, de Cervantes,Diálogos literários- a literatura do Século de ouro espanhol e as literaturas brasileira, francesa e inglesa e Relendo Dom Quixote- ensaios breves, os três ultimos publicados pela Editora Unimontes.

Références

CANDIDO, Antonio. Lúcia. In: O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro

sobre azul, 2004. p. 127-132.

GOUVEIA, Maria Cristina. A construção do “infantil” na literatura brasileira. Revista Teias. V.1, n.2. julho-dezembro, 2000. p. 1-13.

HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analíticas na teoria

feminista. Revista Estudos Feministas. n.1. Ano 6, 1993. p. 7-31.

NADER, Maria Beatriz. Mulher: do destino biológico ao destino social. 2 ed.Ver. Vitória: EDUFES, 2001.

PEREIRA, Lúcia Miguel. A Fada menina. Porto Alegre: Edição da livraria do

Globo, 1939.

PEREIRA, Lúcia Miguel. A leitora e seus personagens: seleta de textos

publicados em periódicos (1931- 1943), e em livros. Prefácio, Bernardo de Mendonça; pesquisa bibliográfica, seleção e notas, Luciana Viégas- Rio de Janeiro: Grafia Editorial, 1992.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Lúcia Miguel Pereira- escritos da maturidade. Seleta de textos publicados em periódicos (1944- 1959), e em livros. Pesquisa bibliográfica, seleção e notas, Luciana Viégas- Rio de Janeiro: Grafia Editorial, 1994.

WANDERLEY, Márcia Cavendish. Lúcia Miguel Pereira: do conservadorismo ao liberalismo. In: RAMALHO, Christina (Org.) Literatura e feminismo. Propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999. p.73-84.

Téléchargements

Publiée

2020-02-04