Da harmonia e da cacofonia: metáforas da natureza e da técnica na poesia de Mário Quintana

Auteurs

  • João Batista Santiago Sobrinho Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais – Cefet-MG
  • Andréia Shirley Taciana de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Mots-clés :

Harmonia. Cacofonia. Progresso. Técnica. Caderno H. Mario Quintana.

Résumé

Pretendemos com este texto abordar a substituição da harmonia pela cacofonia das paisagens, na obra Caderno H de Mario Quintana, a fim de explicitar a presença da técnica, através das críticas que o autor faz ao “progresso” em seus poemas. Nesse sentido, esperamos levar o leitor à reflexão sobre o devir tecnológico incrustado na noção de “progresso” expressa pelo poeta. Para tanto utilizaremos o conceito de modernidade líquida de Zygmunt Bauman e estudos sobre a técnica de Umberto Galimberti.

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Bibliographies de l'auteur

João Batista Santiago Sobrinho, Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais – Cefet-MG

Professor doutor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais – Cefet-MG.

Andréia Shirley Taciana de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Pós-graduanda em Linguagem e Tecnologia – Cefet-MG.

Références

ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Bauman e a
Educação. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BEAINI, Thais Curi. Heidegger: a arte como cultivo do inaparente. São Paulo: Nova
Stella, 1986.
BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’água,
1992.
GALIMBERTI, Umberto. Técnica e natureza: a inversão de uma relação. Florianópolis, v.
1 n . 1 p. 3-13. jan-jun. 2005.
GALIMBERTI, Umberto. Psiché e Techné: o homem na idade da técnica. São Paulo:
Paulus, 2006.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva,
2001.
QUINTANA, Mario. Caderno H. 2. ed. São Paulo: Globo, 2006.

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Publiée

2020-02-13