Possibilidades e restrições no acesso à cidade por jovens da periferia de Salvador
Possibilities and restrictions on access to the city by young people from the outskirts of Salvador
Palavras-chave:
Juventude; cidade; periferia; SalvadorResumo
O presente artigo analisa como se dá o acesso a cidade pela juventude a partir das narrativas de um grupo específico de jovens moradores de bairros periféricos de Salvador. Essas narrativas nos remete a importantes questões sobre espaços possíveis e espaços de restrições. Esse trabalho aponta que se por um lado as restrições de mobilidade são impostas de forma explícita devido a atuação da policia militar e pelos lideres do tráfico de drogas nos trajetos dos jovens, por outro a possibilidade de acesso a cidade de Salvador a partir de festas populares, como por exemplo, o carnaval, também coloca em discussão o quanto esse acesso é de fato possível ou na verdade aponta para uma outra restrição.
Downloads
Referências
AMPARO, Jaime. Topografias da violência: necropoder e governamentalidade espacial em São Paulo. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 22 (2011), p. 108-134.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania. São Paulo. Ed. 34. 2000.
FLAUZINA, Pinheiro Ana Luiza. Corpo caído no chão: O sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Dissertação de Mestrado-Universidade de Brasília. 2006.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento urbano. 5ª edição. Rio de Janeiro: ed. J.Olympio, 1977.
PERALVA, Angelina. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. São Paulo, Paz e Terra, 2000.
__________________Democracia e violência: a modernização por baixo. Lua Nova [online]. n.40-41, pp.217-240. 1997. Disponível em; <http://www.scielo.br/pdf/ln/n40-41/a10n4041.pdf> acessado 02.03.2015.
REIS, Vilma. Atucaiados pelo Estado: as políticas de segurança pública implementadas nos bairros populares de Salvador e suas representações 1991-2001. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Bahia – UFBA. 2005.
SILVESTRE, Giane; SCHLITTLER, Maria Carolina; SINHORETTO, Jacqueline. Juventude e violência policial no município de São Paulo. Revista Brasileira de segurança publica. São Paulo v. 10, n. 1, 10-35, Fev/Mar 2016.
TELLES, Vera. Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios/organizado Vera da Silva Telles, Robert Cabanes. São Paulo. 2006.
VILLAÇA, Flávio. O espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.
WACQUANT, Loic. As duas faces do gueto. São Paulo. Boitempo. 2008