A vida “emocional” das coisas e o significado dos não humanos. Uma análise do valor dos objetos na vida cotidiana dos residentes de uma comunidade terapêutica
The "emotional" life of things and the meaning of non-humans. An analysis of the value of objects in the daily life of residents of a therapeutic community
Palavras-chave:
Teoria Democrática; Percepção Política; Participação; Envolvimento; Estudantes SecundaristasResumo
Este artigo analisa a percepção sobre a política dos/as estudantes de duas escolas de Santa Maria - RS, uma pública e outra privada. Em termos teóricos, levou-se em conta duas abordagens que integram a Teoria Democrática, uma que entende a Democracia como um processo de competição pelo voto entre lideranças políticas, onde decisões menos verticalizadas e mais plurais possuem relação com a percepção positiva da política; e outra, por sua vez, argumenta que a participação mais horizontal, tende a gerar maior envolvimento com assuntos relacionados à política. Em termos metodológicos, aplicou-se questionários, configurando uma amostra quantitativa não probabilística. Os dados indicam que os estudantes da escola privada e os da pública possuem uma percepção positiva da política e dos governos não revertida em interesses de participação. Com isso, o pressuposto teórico que relaciona a percepção positiva da política com um maior envolvimento e participação não se verificou neste estudo.
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