Lugares de vida: coletivos rurais, cotidiano e movimentos
Places of life: rural collectives, everyday life and movements
Palavras-chave:
coletivos rurais, cotidiano e movimentosResumo
Este dossiê, organizado no âmbito da Revista Argumentos, periódico do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), é um desdobramento das discussões realizadas no grupo de trabalho “Lugares de Vida: coletivos rurais, cotidiano e movimentos”, coordenado por Cláudia Luz de Oliveira, Izadora Pereira Acypreste e Pedro Henrique Mourthé de Araújo Costa. O GT ocorreu em meio às atividades do “V Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas”, em julho de 2018 na cidade de Montes Claros (MG). Ao longo de três dias de ricos debates e reflexões, o GT reuniu trabalhos de pesquisadores em diferentes estágios de formação, cujas etnografias e dados de campo permitiram diálogos em torno de temas como territorialidades, cotidiano, festas, movimentos, luta, liderança, projetos de desenvolvimento, transformações locais e estratégias de resistência
Downloads
Referências
ESCOBAR, Arturo. Territórios de diferença: a ontologia política dos “direitos ao território”. Climacom cultura científica – Pesquisa, Jornalismo e Arte, v.2, ano 2, 2015.
GODOI, Emilia Pietrafesa de. Mobilidades, encantamentos e pertença: o mundo ainda está rogando porque ainda não acabou. Revista de Antropologia, v. 57, p. 143-170, 2014.
INGOLD, Tim. The Perception of the Environment. Essays in livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000.
________. Being alive: essays on movement, knowledge and description. London: Routledge, 2011.