A formação de professores primários em Moçambique: qual modelo a adotar?

Autores

Palavras-chave:

Educação, Ensino primario, Modelo de formação, Professores

Resumo

A partir da questão problemática: Que modelo adotar na formação de professores do ensino primário (básico) em Moçambique?, procuramos discutir várias alternativas que o país experienciou ao longo do tempo, desde a época colonial, passando pelo pós-colonialismo, até ao estágio atual. Analisar os diferentes modelos de formação de professores para o ensino básico em Moçambique foi o objetivo geral que definimos para desencadear acções, visando responder a questão problemática a qual levantamos neste estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e recorremos ao método de revisão integrativa da literatura, para fundamentar os devires dos processos formativos de professores para o ensino básico em Moçambique. Ao mesmo tempo que incrementamos com as nossas reflexões baseadas em experiências profissionais, enquanto professores do Sistema Nacional de Educação em Moçambique uma situação que nos torna observadores observados (o auto-observadores ou observadores participantes). Este estudo foi realizado entre julho a setembro de 2020 no âmbito do doutoramento em Inovação Educativa na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. Em termos de conclusões, no final entendemos que o processo de formação de professores primários em Moçambique sempre sofre de mudanças cíclicas numa tentativa de responder a necessidade de oferta de professores de qualidade capazes de administrar um ensino de qualidade. Com efeito, a concepção de um modelo consistente e capaz de satisfazer esse desejo, afigura-se ainda uma utopia. Capitalizar a formação contínua nas escolas sem finalidade de certificação pode constituir base para o desenvolvimento das práticas educativas dos professores já em exercício.

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Biografia do Autor

Wilson Profírio Nicaquela, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique; Mestre em Educação em Ciências de Saúde pela Universidade Lúrio, Moçambique; Psicólogo escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique; Docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UniLúrio, Fundador da Associação Moçambicana de Estudos Aplicados (AMEA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). E-mail: wilsonnicaquela@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6810-0655.  

Adelino Inácio Assane, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil; Mestre em Educação- Formação de Formadores e Licenciado em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Pedagógica de Moçambique; Docente da Universidade Rovuma- e Nampula; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Director Científico da AMEA e Consultor Pedagógico da Paidéia & Humanitas, Lda. E-mail:adiassane@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7592-2817. 

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Publicado

2021-02-17

Como Citar

Profírio Nicaquela, W. ., & Inácio Assane, A. . (2021). A formação de professores primários em Moçambique: qual modelo a adotar?. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 18(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3840

Edição

Seção

Artigos