Capital social e capital cultural: do habitus ao espaço social da cidade de Ouro Preto

Autores

DOI:

10.46551/issn.2527-2551v19n2p.192-217

Palavras-chave:

Ouro Preto, Capital social, Capital cultural, Serviços culturais, Capital econômico

Resumo

Esta pesquisa é uma investigação sobre a natureza da demanda por produtos e serviços culturais gratuitos por discentes do ensino técnico profissionalizante da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. As questões abordadas tratam do conceito de capital cultural  tendo como referência os estudos de Pierre Bourdieu. A pesquisa de campo foi realizada no final do segundo semestre de 2018 e início de 2019 e envolveu uma amostra de 248 alunos. O estudo utilizou como ferramenta exploratória um questionário com 38 questões fechadas e uma aberta onde se coletaram informações socioeconômicas, educacionais,  preferências musicais, percepção a respeito dos bens e serviços culturais oferecidos pela cidade e sua satisfação para com eles, etc. Os resultados pouco expressivos para capital cultural são reforçados, por exemplo, pela falta de hábito de leitura dos entrevistados (quase 50% não havia lido livro algum nos últimos três meses que antecederam a entrevista).

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Biografia do Autor

Francisca Diana Ferreira Viana, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Brasil. E-mail: fviana@ufop.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7733-1452.

Marco Aurélio Xavier Pinto, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Brasil. E-mail: marcoufv@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7273-1329.

Ivair Ramos Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Brasil. E-mail: ivair@edu.ufop.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2701-8924.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ferreira Viana, F. D., Xavier Pinto, M. A., & Ramos Silva, I. (2022). Capital social e capital cultural: do habitus ao espaço social da cidade de Ouro Preto. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 19(2), 192–217. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v19n2p.192-217

Edição

Seção

Artigos