Dores e delícias no aprendizado: ócio, lazer e trabalho na formação em Dança

Autores

DOI:

10.46551/issn.2527-2551v20n1p.133-156

Palavras-chave:

Dança; Lazer; Aprendizagem; Educação; Dança nas IES.

Resumo

A partir de uma etnografia que acompanha os processos de aprendizagem num curso de graduação em Dança, este artigo pretende explorar as diferentes maneiras pelas quais a compreensão sobre lazer e trabalho aparecem. Admitindo que a formação do artista da Dança não se resume ao percurso universitário, o artigo pretende analisar de que maneira o lazer participa da formação destes artistas. Assim, para além deste contexto formal de aprendizagem da Dança, pretende-se abordar a maneira pela qual os alunos, em suas atividades de lazer refinam suas sensibilidades.

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Biografia do Autor

Renato Müller Pinto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisador no PISADA (UFPE): Pesquisas interdisciplinares em dança e antropologia, e no CIDEJU (UNIFESP): Grupo de estudos sobre Cidade, Educação e Juventude.

Alexandre Barbosa Pereira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Müller Pinto, R., & Barbosa Pereira, A. (2023). Dores e delícias no aprendizado: ócio, lazer e trabalho na formação em Dança. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 20(1), 133–156. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v20n1p.133-156

Edição

Seção

Dossiê