Cidade aporofóbica e os desafios da Pedagogia Urbana

Autores

DOI:

10.46551/issn.2527-2551v21n2p.203-217

Palavras-chave:

Aporofobia, Arquitetura hostil, Pedagogia Urbana.

Resumo

Em sua atuação cotidiana e pública, a expressão da hostilidade à hospitalidade tem sido evocada recorrentemente por Padre Júlio Lancellotti em suas falas para fomentar uma sensibilidade que seja capaz de perceber como as cidades podem ser agressivas às pessoas desde os seus detalhes. O religioso mobiliza desde ações cotidianas de assistência as pessoas em situação de rua da cidade de São Paulo, como fomenta o debate de garantia e cumprimento da função social dos espaços, e inspirou a criação de uma lei federal para coibir as instalações consideradas “antipobres”, que promovem a espoliação do uso das cidades por esses sujeitos tidos como indesejáveis. Nesse sentido, o artigo buscará refletir como as ações inscritas enquanto uma Pedagogia Urbana eventualmente pode produzir, por um lado, a conformação de políticas públicas de promoção do direito à cidade e, por outro, validar outras formas de viver a cidade a partir das condições de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Vislumbra-se ampliar as problematizações sobre as intenções e consequências da arquitetura hostil e da aporofobia na cidade de São Paulo, lócus do presente estudo ainda em construção, evidenciado um conjunto de situações concretas que são sintomáticas da tentativa de controle dos espaços urbanos e das pessoas vulneráveis, como aquelas em situação de rua.

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Biografia do Autor

Nayara Alvim , Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo (FEUSP). Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Alvim , N. (2024). Cidade aporofóbica e os desafios da Pedagogia Urbana . Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 21(2), 203–217. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v21n2p.203-217

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Artigos