Organização e dinâmica da mobilização e participação política: os grêmios estudantis das escolas públicas e privadas de Santa Maria – RS
Organization and dynamics of mobilization and political participation: the students of the students of the public and private schools of Santa Maria – RS
Palavras-chave:
grêmios estudantis; participação; mobilização; engajamento Cívico; organizações estudantis.Resumo
Este artigo analisa a organização e a dinâmica da mobilização política nos grêmios estudantis de Santa Maria – RS. O objetivo é verificar como atuam essas entidades e se conseguem mobilizar os estudantes não membros das direções a participarem das tomadas de decisão. Foram estudados sete grêmios, cinco da rede de ensino estadual e dois da particular, entre os anos de 2017 e 2018. Como procedimentos metodológicos, aplicou-se um questionário com os membros das direções e se analisou as atas dessas entidades. Em termos teóricos, leva-se em conta um dos resultados do estudo Albuquerque (1977), que indica que associações estudantis que realizam atividades do tipo culturais tendem ter baixa participação política. Os dados indicam que os grêmios estudantis analisados, caracterizam-se por serem organizações do tipo cultural com baixa capacidade de mobilização. Com isso, evidencia-se a hipótese que nas entidades estudantis desse tipo tendem a ser fraca a participação nas tomadas de decisões.
Downloads
Referências
ALMOLD, Gabriel A.; POWELL JR, G. Bingham. Uma Teoria de Política Comparada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
ALMOND, Gabriel A. & VERBA, Sidney. La Cultura Civica. Estudio sobre la Participacion Politica Democratica em Cinco Naciones. Madrid: Fundacion Foessa, 1970.
BARNES, S.H.; KAASE, M (org.). Political action: Mass participation in five Western democracies. Beverly Hills: Sage, 1979.
BERELSON,B. R., LAZARSFELD, P. F., & McPHEE, w: N. Voting: A study 0f opinion formation in a presidential campaign. Chicago: University of Chicago Press, 1954.
BORBA, J. Participação Política: A Centralidade dos Repertórios. Revista Debates, v. 6, n. 1, p. 123, 2012b.
BORBA, J. Participação política: uma revisão dos modelos de classificação. Sociedade e Estado, v. 27, n. 2, p. 263-288, 2012.
BORBA, J.; RIBEIRO, E. A. Participação convencional e não convencional na América Latina. Revista Latino-Americana de Opinión Pública, v. 1, p. 53-76, 2010.
BOURDIEU, P. A juventude é apenas uma palavra. Questões de sociologia, p. 112-121. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CAMPBELL, A., CONVERS, P. E., MILLER, W., &. STOKESt, D. The American voter. New York: Wiley, 1960.
CAMPBELL, A., GURIN, G., & MILLER, W. E. The voter decides. Evanston, Ill.: Row, Peterson,1954.
COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 8º. Disponível em: < http://www.educacao.rs.gov.br/estatisticas-da-educacao > acesso em: 18 em set. de 2018.
EISENSTADT, S. N. De geração a geração. São Paulo, Perspectiva, (Coleção Estudos, 41), 1976.
FORACCHI, M. M. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo: Editora Nacional, 1965.
GOHN, Maria da Glória. Jovens na Política na Atualidade – uma nova cultura de participação. Caderno CR H, Salvador, v. 31, n. 82, p. 117-133, Jan./Abr. 2018.
____________________. Teoria dos Movimentos Sociais Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. Edições Loyola, São Paulo, 1997.
JENKINS, J. Craig. Sociopolitical Movements. In: LONG, Samuel L. (Org.). The Handbook Of Political Behavior. Vol. 4. 1981, p. 81-148.
KASSIMIR, Rona, FLANAGAN, Constance. Youth Civic Engagement in the Developing World: Challenges and Opportunities. In: SHERROD, Lonnie R., TORNEY-PURTA, Judith, FLANAGAN, Constance A. Handbook of Research on Civic Engagement in Youth. 2010, 91 – 114.
McADAM, Doug. Political Process and the Development of Black Insurgency. 1930-1970.University of Chicago Press.1982.
McADAM, Doug, McCARTHY, John D., ZALD, Mayer N. Comparative Perspectives on Social Movements: Political Opportunities, Mobilizing Structures, and Cultural Framings. 1996.
MCINTOSCH, Hugh, YOUNISS, James. Toward a Political Theory of Political Socialization of Youth. In: SHERROUD, Lonnie R., TORNEY-PURTA, Judith, Constance A. JOHN WILEY, Flanagan (Org.). Handbook of Research on Civic Engagement in Youth. 2010, p. 23-42.
METZGER, Aaron, SMETANA, Judith G. Social Cognitive Development and Adolescent Civic Engagement. In: SHERROUD, Lonnie R., TORNEY-PURTA, Judith, Constance A. JOHN WILEY, Flanagan (Org.). Handbook of Research on Civic Engagement in Youth. 2010, p. 221-248.
MILBRATH, Lester W. Political participation. Chicago: Rand McNally, 1965.
MILBRATH, Lester W. Political participation. In: LONG, Samuel L. (Org.). The Handbook Of Political Behavior. Vol. 4. 1981, p. 197-237.
NORRIS, Pippa. “Political Activism: New Challenges, New Opportunities”, in BOIX, Carles and Susan Stokes (eds.). The Oxford Handbook of Comparative Politics. New York: Oxford University Press, 2007, 628-649.
Pizzorno, Alessandro. “Condizioni della participazione política”. IN: Pizzorno,
Alessandro. Le radici dela politica assoluta. Feltrinelli, Milão, 1966.
PLANALTO. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7398.htm > acesso em: 10 em set. de 2018.
PLANALTO. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm > acesso em: 10 em set. de 2018.
PLANALTO. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8537.htm > acesso em: 10 em set. de 2018.
RIBEIRO, E.A. Valores pós-materialistas e cultura política no Brasil. Tese (Doutorado em Sociologia), Curitiba, UFPR, 2008.
Ribeiro, Ednaldo; Borba, Julian. Participação Política na América Latina. Eduem, Maringá, 2015.
RIBEIRO, E. A.; BORBA, J. Participação e pós-materialismo na América Latina. Opinião Publica, v. 16, n. 1, p. 28-64, 2010.
TARROW, Sidney. Struggling to Reform: Social Movements and Policy Change During Cycles o Protest. Western Societies Program Occasional Paper No. 15. New York Center for International Studies, Cornell University, Ithaca, N.Y. 1983.
TILLY, Charle. From Mobilization to Revolution. Reading, Mass.: Addison-Wesley, 1978.
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS. Disponível em: <http://ubes.org.br/>. Acesso em set. de 2018.
UNIÃO GAÚCHA DOS ESTUDANTES. Disponível em: <https://uges.org.br>. Acesso em: set.de 2018.
UMES. Disponível em: < https://www.umessm.org.br/index.php?p=convenios>. Acesso em: nov. de 2018.
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Disponível em: <https://une.org.br/>. Acesso em: set. de 2018.
VAN DETH, J. W. Studying political participation: towards a theory of everything?. In: Trabalho aprensentado em Joint Session of Workshops of the European Consortium for Political Research-Grenoble, Abril. 2001. p. 6-11.
VAN DETH, J. W. Private Groups and Public Life: Social Participation, Voluntary Associations and Political Involvement in Representative Democracies. London and New York: Routledge, 1997, pp.01-24.
VERBA, S., SCHLOZMAN, K.L.; BRADY, H.E. Voice and equality. Civic voluntarism in American politics. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1995.
____________________________________________. The unheavenly chorus: unequal political voice and the broken promise of American democracy. Princeton: Princeton University Press, 2012.
VERBA, S.; NIE, N. Participation in America: Social equality and political democracy. New York: Harper& Row, 1972.
ZUKIN, Cliff, KEETER, Scott, ANDOLINA, Molly, JENKINS, Krista e CARPINI, Michael X. D. A New Engagement? Political Participation, Civic Life, and the Changing American Citizen. 2006.