Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.
Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará.
Keywords:
Pesquisa. Pesquisador. Conflito. Violência. Metodologia.Abstract
O desenvolvimento da uma pesquisa é um desafio constante ao pesquisador, pois o olhar atento aos detalhes do movimento do campo é a grande chave para as descobertas sobre o ato de pesquisar. A curiosidade é o que move todo esse empreendimento. No caso específico desta pesquisa, conflitos e violências no ambiente escolar são recorrentes e que merecem nossa atenção à problemática da construção e reprodução. O contexto da violência na medida em que esta é visualizada como uma das possíveis consequências dos conflitos interpessoais é o foco de análise. A escola Mar é o campo desta pesquisa. Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia é exploratória descritiva.
Downloads
References
ALMEIDA, Sinara Mota Neves de. Avaliação das concepções de violência no espaço escolar e a mediação de conflitos. 2009. 189f. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2009.
ALINE, Entrevista. Fortaleza. Ceará, 6, julho, 2016.
ANA, Entrevista. Fortaleza. Ceará, 6, julho, 2016.
BARREIRA, César; BATISTA, Élcio. Violência e conflito social. In: BARREIRA, C; BATISTA, É. (Orgs). (in) Segurança e Sociedade, Campinas: Pontes, 2011, p. 19-36.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
DANIEL, Entrevista. Fortaleza. Ceará, 7, maio, 2016.
FREITAS, Geovani Jacó de. Ecos da violência: narrativas e relações de poder no nordeste canavieiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
FREITAS, Geovani Jacó de; BRASIL, M. Glaucíria Mota; ALMEIDA, Rosemary de Oliveira. Morte em fronteiras: jovens “matáveis” nos celeiros da política e da cidade. Configurações, v. 10, p. 1-16, 2012. Disponível em: <http://configuracoes.revues.org/1509>. Acesso em: 15 nov. 2015.
GOFFMAN, Erving. Ritual de Interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução: Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petropólis, Rj: Vozes, 2011.
LANDIM, Francisco Edson de Sousa. Entrevista. Fortaleza. Ceará, 5, maio, 2016.
LIBÂNEO, J. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF livros, 2008.
MARIA. Entrevista. Fortaleza. Ceará,18, maio, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
PAIVA, Luiz Fábio. Contingências da violência em um território estigmatizado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., Recife, PE, UFPE, Anais... Recife, 2007. Disponível em: <file:///C:/Users/CASA/Downloads/sbs2007_gt30_luiz_paiva%20(1).PDF>. Acesso em: 15 abr. 2016.
SANTOS, João Bosco Feitosa dos; OSTERNE, Maria do Socorro Ferreira; ALMEIDA, Rosemary de Oliveira. A entrevista como técnica de pesquisa do mundo do trabalho. In: ALVES, G.; SANTOS, J. B. F. dos (Orgs). Métodos e técnicas de pesquisa sobre o mundo do trabalho. Bauru, SP: Canal 6, 2014, p. 29-52.
SELL, Carlos Eduardo. Max Weber e a racionalização da vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SIMMEL, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva.
Tradução:Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. São Paulo: Universidade de Brasília, 2004.
ZAGO, N; CARVALHO, M; VILELA, R. Itinerários de pesquisa. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.