O Brasil e o passado dos Jogos Olímpicos Modernos: um vazio historiográfico

Brazil and the past of the Modern Olympic Games: a historiographic void

Authors

Keywords:

Jogos Olímpicos Modernos; historiografia; pesquisa acadêmica; história dos esportes; esportes.

Abstract

 Trabalhos de natureza historiográfica são importantes para se poder perceber os caminhos que a produção em pesquisa histórica sobre determinada temática tem trilhado. Nosso objetivo com este artigo é o de realizar um debate historiográfico sobre a pesquisa em história do esporte e, em particular, sobre o passado dos Jogos Olímpicos Modernos. O levantamento dos trabalhos foi realizado em bases internacionais e nacionais de pesquisa de livros, artigos, dissertações e teses. Os resultados nos mostram que, apesar de um crescimento nos estudos sobre o passado dos esportes, tanto no Brasil quanto no exterior, e sobre o passado dos Jogos Olímpicos Modernos na produção internacional, o Brasil ainda se ressente da falta de pesquisas sobre o passado da temática olímpica moderna.

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Author Biographies

João Manuel Casquinha Malaia Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: jmalaia@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7154-3860.

Sérgio Settani Giglio, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. E-mail: sergio@fef.unicamp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3190-0859.

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Published

2020-07-20

How to Cite

Casquinha Malaia Santos, J. M. ., & Settani Giglio, S. . (2020). O Brasil e o passado dos Jogos Olímpicos Modernos: um vazio historiográfico: Brazil and the past of the Modern Olympic Games: a historiographic void. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 17(2). Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3051

Issue

Section

Dossiê