Participate: a loud voice - Adolescents and young people subject to change in their realities in deep Brazil

Authors

Keywords:

Covid-19, participação, infâncias, juventudes

Abstract

As juventudes camponesas do Nordeste brasileiro têm múltiplas identidades e anseios. Não é suficiente referenciá-las a partir de seu pertencimento territorial ou somente por questões de gênero ou étnico-raciais. Desconstruções destes imaginários, que também compartimentam as lutas sociais e reforçam estereótipos, são movimentos cotidianos realizados a partir de mecanismos os mais diversos. Desde a experiência aqui apresentada, a partir do cenário de pandemia da Covid-19, o fio condutor para esta reflexão é a dimensão da participação de adolescentes e jovens - meninos, meninas, negros e negras, camponeses – estudantes, e que hoje vivem nas sedes de seus municípios, em processos que podem influenciar a mudança de vida de suas comunidades, municípios e territórios, apresentando, através de suas vozes, as preocupações que vêm lhes afetando de modo direto e, também, numa dimensão mais ampla. É a partir da afirmação das múltiplas identidades, da expressão de suas capacidades de análise e de propostas para enfrentamento das dificuldades vivenciadas e da interlocução intergeracional que estes e estas adolescentes e jovens suplantam a condição de vulnerabilidade na qual estão historicamente inseridas e inseridos e mostram suas potencialidades, contribuindo para a desconstrução de estigmas limitantes ao seu desenvolvimento e apresentando consciência e reinvindicações de seus direitos e de seus ambientes de pertencimento - em uma clara demonstração de empatia, solidariedade e consciência cidadã.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciana Pinto, Terre des Hommes Suisse

Social Worker, Master in Social Management and Territorial Development by the Federal University of Bahia - UFBA and National Coordinator of Terre des Hommes Suisse, Switzerland. E-mail: l.pinto@terredeshommessuisse.ch. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1979-9361.

References

BRASIL. Lei Federal 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília. DF. 1989.

BRASIL. Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Básica/2019. Brasília/DF/2020. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção Internacional dos Direitos das Crianças – CDC. 1989.

RIBEIRO, Djamila. O que é Lugar de Fala. Belo Horizonte: Letramento, 2017. 112 p. Feminismos Plurais.

SANTOS, Luciana F Pinto. Masculinidade Tóxica e cultura do cuidado. Salvador, novembro, 2020. (a autora). Artigo fruto da participação na Roda Juventudes Já, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para as Populações – UNFPA.

SILVA, Alexandre Magno Tavares da. Protagonismo Juvenil, Pedagogia Social e o Pensamento Pedagógico Freireano: alguns desafios e perspectivas para a formação de educadores e educadoras sociais em projetos socioeducativos. Interritórios | Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL | V.1 | N.1 [2015].

TERRE DES HOMMES SUISSE. Vozes Para a Mudança – Informe Covid-19. Salvador, junho, 2020.

TERRE DES HOMMES SUISSE, Voces Por el Cambio – Informe Covid 19 América Latina. Bogotá, maio, 2020.

TERRE DES HOMMES SUISSE, Relatório do projeto - Direitos em Tempos de Covid-19: A voz de crianças e jovens. Salvador, novembro de 2020. Em parceria com a Embaixada da Suíça no Brasil.

www.vocesparaelcambio.org (Portal Vozes para a Mudança).

Published

2021-02-17

How to Cite

Pinto, L. (2021). Participate: a loud voice - Adolescents and young people subject to change in their realities in deep Brazil. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 18(1). Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3831

Issue

Section

Dossiê