Percepción docente de la evaluación interna en educación general en Angola

Authors

Keywords:

avaliação institucional, ensino angola, política educacionais

Abstract

Neste texto reflete-se sobre os sentidos atribuídos pelo corpo docente à avaliação interna, no contexto da educação básica em Angola. Especificamente, a partir de entrevista realizadas com professores do I e II ciclos que atuam em escolas no município do Lubalo (Província da Lunda-Norte), busca-se compreender como esses agentes compreendem os processos avaliativos institucionais que visam aferir não o aprendizado em si do corpo discente, mas as ações da própria instituição escolar. Argumenta-se que no caso em tela, uma vez que o atual Sistema Geral de Ensino Angolano (cuja reforma deu-se em 2016) ainda está em processo de configuração e não conta com processo avaliativos institucionais definidos, os professores atribuem múltiplos sentidos ao ato de avaliar aproximando-o de uma lógica normativa de “inspeção” da prática docente.

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Author Biographies

Balbina Uarinhenga, Universidade Lueji A’Nkonde

Pedagogue, teacher in education at the Lueji A'Nkonde University, Angola. E-mail: balbinawambauarinhenga950@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7368-3098.

Rosenilton Silva de Oliveira, Universidade de São Paulo

Anthropologist, teacher at the University of São Paulo, Brazil. E-mail: rosenilton.oliveira@usp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2952-4329

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Published

2021-02-17

How to Cite

Uarinhenga, B. ., & Silva de Oliveira, R. . (2021). Percepción docente de la evaluación interna en educación general en Angola. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 18(1). Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3838

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Artigos