The training of primary teachers in Mozambique: which model to adopt?

Authors

Keywords:

Educação, Ensino primario, Modelo de formação, Professores

Abstract

A partir da questão problemática: Que modelo adotar na formação de professores do ensino primário (básico) em Moçambique?, procuramos discutir várias alternativas que o país experienciou ao longo do tempo, desde a época colonial, passando pelo pós-colonialismo, até ao estágio atual. Analisar os diferentes modelos de formação de professores para o ensino básico em Moçambique foi o objetivo geral que definimos para desencadear acções, visando responder a questão problemática a qual levantamos neste estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e recorremos ao método de revisão integrativa da literatura, para fundamentar os devires dos processos formativos de professores para o ensino básico em Moçambique. Ao mesmo tempo que incrementamos com as nossas reflexões baseadas em experiências profissionais, enquanto professores do Sistema Nacional de Educação em Moçambique uma situação que nos torna observadores observados (o auto-observadores ou observadores participantes). Este estudo foi realizado entre julho a setembro de 2020 no âmbito do doutoramento em Inovação Educativa na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. Em termos de conclusões, no final entendemos que o processo de formação de professores primários em Moçambique sempre sofre de mudanças cíclicas numa tentativa de responder a necessidade de oferta de professores de qualidade capazes de administrar um ensino de qualidade. Com efeito, a concepção de um modelo consistente e capaz de satisfazer esse desejo, afigura-se ainda uma utopia. Capitalizar a formação contínua nas escolas sem finalidade de certificação pode constituir base para o desenvolvimento das práticas educativas dos professores já em exercício.

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Author Biographies

Wilson Profírio Nicaquela, Universidade Católica de Moçambique

PhD student in Educational Innovation at the Catholic University of Mozambique; Master in Education in Health Sciences from Universidade Lúrio, Mozambique; School psychologist from the Pedagogical University of Mozambique; Professor at the Faculty of Social and Human Sciences of UniLúrio, Founder of the Mozambican Association of Applied Studies (AMEA) and of the Group of Studies and Research in Popular Education and Everyday School (GEPECE). E-mail: wilsonnicaquela@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6810-0655.

Adelino Inácio Assane, Universidade Federal Fluminense

PhD in Education from Universidade Federal Fluminense (UFF), Brazil; Master in Education - Training of Trainers and Degree in Pedagogy and Psychology from the Pedagogical University of Mozambique; Professor at Rovuma- and Nampula University; Coordinator of the Group of Studies and Research in Popular Education and School Everyday (GEPECE). Scientific Director of AMEA and Pedagogical Consultant at Paidéia & Humanitas, Lda. E-mail: adiassane@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7592-2817.

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Published

2021-02-17

How to Cite

Profírio Nicaquela, W. ., & Inácio Assane, A. . (2021). The training of primary teachers in Mozambique: which model to adopt?. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 18(1). Retrieved from https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3840

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Artigos