A propósito do futuro das instituições de ensino superior

About the future of higher education institutions

Autores/as

  • António Bento Caleiro Universidade de Évora

Palabras clave:

Instituições de Ensino Superior; Simulação Baseada em Agentes; Teoria dos Jogos.

Resumen

Qualquer instituição de ensino superior (IES) está sujeita a um conjunto de forças internas e externas, endógenas e exógenas, controláveis e não controláveis, cuja conjugação, em termos de cenários, poderá ditar o seu futuro. Sendo certo que o futuro da instituição depende da conjugação de elementos de natureza externa, exógena e não controlável não deixa de ser também decisiva a resposta endógena, por parte dos elementos que, sendo internos, serão, aparentemente, melhor controláveis. Na verdade, enquanto instituições, os estabelecimentos de ensino superior são compostos por agentes/indivíduos possuindo interesses privados que, em determinadas circunstâncias, se sobrepõem aos interesses colectivos, devendo estas circunstâncias ser, o mais possível, evitadas e, muito mais, não devendo ser incentivadas. A criação e sustentabilidade de um comportamento cooperativo por parte dos diversos indivíduos que compõem a instituição é, assim, uma condição decisiva para o seu futuro. O principal objetivo do trabalho é, assim, o de mostrar a importância do comportamento cooperativo para o futuro das IES, para tal utilizando uma metodologia de simulação baseada em agentes. Em termos específicos, a partir da construção de cenários, a sua simulação permite, em primeiro lugar, 'lançar luz' sobre as consequências futuras para as IES acaso tal comportamento não se verifique e, em segundo lugar, chamar a atenção para os fatores que se revelam decisivos na adoção, ou não, de um comportamento cooperativo por parte das forças internas que atuam nas IES.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

António Bento Caleiro, Universidade de Évora

Departamento de Economia, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora- Portugal

Citas

AIELLO, J.R.; KOLB, K.J. Electronic performance monitoring and social context: Impact on productivity and stress. Journal of Applied Psychology. V.80, n. 3, p.339-353, 1995. Acedido em setembro, 1, 2017, em http://www.dropbox.com/s/hazalhxd64wum9k/1995%20Aiello%20Kolb.pdf.

ATKINSON, S.; BUTCHER, D. Trust in managerial relationships. Journal of Managerial Psychology. V.18, n. 4, p.282-304, 2003.

BRANDEN, N. Self-esteem at work: How confident people make powerful companies. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1998.

COLLIGAN, T.W.; HIGGINS, E.M. Workplace stress: Etiology and consequences. Journal of Workplace Behavioral Health. V.21, n. 2, p.89-97, 2006.

COX, T.H.; LOBEL, S.A.; MCLEOD, P.L. Effects of Ethnic Group Cultural Differences on Cooperative and Competitive Behavior On a Group Task. Academy of Management Journal. V.34, n. 4, December, p.827-847, 1991.

DEFRANK, R.S.; IVANCEVICH, J.M. Stress on the Job: An Executive Update. The Academy of Management Executive. V.12, n. 3, August, p.55-66, 1998.

DOYLE, K.; KLEINER, B.H. Managing for excellence in the public sector. Management Research News. V. 17, p.25-32, 1993.

GILBERT, J.A.; CARR-RUFFINO, N.; IVANCEVICH, J.M.; KONOPASKE, R. Toxic versus cooperative behaviors at work: the role of organizational culture and leadership in creating community-centered organizations. International Journal of Leadership Studies. V.7, n. 1, p. 29-47, 2012. Acedido em junho 12, 2017, em http://www.regent.edu/acad/global/publications/ijls/new/vol7iss1/IJLS_Vol7Iss1_Gilbert_pp29-47.pdf

GOLDMAN, A. Company on the couch: Unveiling toxic behavior in dysfunctional organizations. Journal of Management Inquiry. V.1, p.226-238, 2008.

JONES, S. Collaborative management development pays off. Management Development Review. V.9, n. 7, p.27-31, 1996.

VATN, A. Cooperative behavior and institutions. The Journal of Socio-Economics. V.38, n. 1, p. 188-196, 2009.

VEGA, G.; COMER, D.R. Sticks and stones may break your bones, but words can break your spirit: Bullying in the workplace. Journal of Business Ethics. V.58, p.101-109, 2005.

WONG, R.Y.; HONG, Y. Dynamic Influences of Culture on Cooperation in the Prisoner’s Dilemma. Psychological Science. V.16, n. 6, p. 429-434, 2005.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Bento Caleiro, A. (2020). A propósito do futuro das instituições de ensino superior: About the future of higher education institutions. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(2), 144–156. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1119

Número

Sección

Artigos