O Orientalismo, ou a afirmação do Discurso Hegemônico do Ocidente

Orientalism, or the affirmation of the Western Hegemonic Discourse

Autores/as

  • Ettore Schimid Batalha Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Orientalismo; Discurso; Poder; Hegemonia.

Resumen

O Orientalismo é um dos marcos que definem as obras e pesquisas comumente chamadas de Estudos Pós-Coloniais. O livro de Edward Said demonstra como a construção de um imaginário de um Ocidente dinâmico, universalista e racional necessitou e foi realizado sobre séculos de uma visão do Oriente como uma região geograficamente imaginada, construída a partir de concepções religiosas, morais e econômicas divergentes e imutáveis. O Oriente, no orientalismo, nada mais é que parte integrante da cultura material europeia e de sua civilização.

Ao definir a relação entre o Ocidente e o Oriente como uma relação de poder, de dominação, de graus variáveis de uma hegemonia complexa, Said aponta como base teórica para o debate conceitos como Poder, o Discurso e a Hegemonia. Para analisarmos como esse fundamento é constituído, o presente artigo, a partir de revisão bibliográfica e análise dos conceitos, abordará como a partir de dois grandes pensadores europeus, Antonio Gramsci e Michel Foucault, Said se embasa teoricamente e discorre sobre a dominação que o Ocidente exerce até hoje sobre o Oriente. O artigo também apresenta como uma resposta ao Orientalismo, tomando como exemplo a Revolução Iraniana, demonstra que tais construções teóricas, quando inseridas no contexto político, têm consequências radicalmente diferentes na sociedade. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ettore Schimid Batalha, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Bolsista CAPES – ProEx.

Citas

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CHATELET, François; PISIES-KOUCHNER, Evelyne; DUHAMEL, Olivier (Org.). História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRUPPI, Luciano. O Conceito de Hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

NARODOWSKI, Mariano. Foucault, o Aiatolá, os Intelectuais e a Política. Revista Educação e Realidade, UFRGS. 2004 (págs. 69 – 78). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/25419/14745. Acesso em: 08/02/2017

SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente Como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Schimid Batalha, E. (2020). O Orientalismo, ou a afirmação do Discurso Hegemônico do Ocidente: Orientalism, or the affirmation of the Western Hegemonic Discourse. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(2), 177–198. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1126

Número

Sección

Artigos