Leandro Tocantins e o lugar da Amazônia na Modernidade
Leandro Tocantins and the place of the Amazon in Modernity
Palabras clave:
Leandro Tocantins, conservadorismo, pensamento político, AmazôniaResumen
O presente artigo procura analisar o pensamento político de Leandro Tocantins, um dos mais destacados historiadores amazônidas. O autor procurou soluções para o desenvolvimento regional e para retirar a Amazônia da crise que a assolava desde o início do século XX. O seu projeto de futuro consistia na implantação de um pacto conservador na Amazônia que valorizasse a cultura regional ao mesmo tempo em que justificasse a ação forte do Estado para integração regional. Nesse âmbito, Leandro Tocantins apoiou a Ruptura de 1964, exercendo papel importante na administração estadual liderada por Arthur Cézar Ferreira Reis. Por fim, a metodologia adotada foi de caráter documental. Procuramos sistematizar a interpretação do autor na leitura das suas obras, ao ressaltarmos a forma particular de análise do autor em relação à função do Estado, o lugar da tradição na sociedade e a forma como interpretou a relação entre região e nação.
Descargas
Citas
KIRK, Russell. A Política da Prudência. São Paulo: Editora Realizações, 2014.
LYNCH, Christian Edward Cyril. Conservadorismo Caleidoscópico: Edmund Burke e o Pensamento Político Do Brasil Oitocentista. São Paulo: Lua Nova, 2017.
MANNHEIM, Karl. Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1982.
MERCADANTE, Paulo. A consciência conservadora no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.
RAMOS, Tereza. A Amazônia de Leandro Tocantins. Universidade Federal do Amazonas. Programa de Pós-graduação em Sociologia. Dissertação de Mestrado, Manaus, 2012.
RIBEIRO, Odenei de Souza. Tradição e Modernidade no Pensamento de Leandro Tocantins. Manaus: Editora Valer, 2015.
______________________ . Região e Conciliação. Manaus: Editora Valer, 2010.
TOCANTINS, Leandro. O Rio Comanda a Vida: uma interpretação da Amazônia. Rio de Janeiro: Editora Companhia Americana, 1972.
____________________. Vida, Cultura e Ação. Espírito Santo: Editora Arte Nova, 1969.
____________________. Amazônia: Natureza, Homem e Tempo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.