Notas sobre “o mercado em Weber”: espaço de poder e dominação

The market in Weber: domination and power spaces

Autores

  • Marconi Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Wellington Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Mercado, Economia, Sociedade, Ação Social, Poder.

Resumo

O presente texto tem como objeto central de análise O mercado, tomando como referência fundamental o capítulo sexto do livro Economia e Sociedade de Max Weber. A perspectiva adotada é a de que o mercado é, por excelência, um espaço permeado por relações de poder e dominação e, ademais, marcado pela presença decisiva do dinheiro. Assim, constitui-se em algo que se distancia bastante da perspectiva dominante à época da publicação de Economia e Sociedade e por longo período na teoria econômica, segundo a qual o mercado é uma instituição natural e eterna do mundo dos homens, caracterizada por relações simétricas entre distintos agentes econômicos. A compreensão é a de que, embora a troca se constitua no poder exercido, por excelência, de forma não violenta, enquanto espaço de exercício de poder, não descarta a possibilidade da utilização de recursos extremos de violência como suporte ao processo de enriquecimento e de dominação.

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Biografia do Autor

Marconi Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Wellington Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ciências Sociais, na área de Cultura e Representações. Atualmente é professor assistente no Departamento de Economia (DEPEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Gomes da Silva, M., & Wellington Duarte, F. (2020). Notas sobre “o mercado em Weber”: espaço de poder e dominação: The market in Weber: domination and power spaces. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 15(1), 276–289. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1103

Edição

Seção

Artigos