O livro de cabeceira de Peter Greenaway: silêncio, som, palavra, prazer, personagem

Autores

DOI:

10.46551/issn.2527-2551v20n1p.157-179

Palavras-chave:

O livro de cabeceira; filme, silêncio, som, palavra, prazer, personagem.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta apresentar o filme The Pillow Book, O livro de cabeceira, do diretor britânico Peter Greenaway. Inspirado em um clássico da literatura japonesa do século dez, o diretor constrói uma narrativa que evidencia as relações entre texto, imagem e som para tratar sobre temas como arte, prazer, sexo, literatura e escrita. O objetivo deste artigo é apresentar a obra e destacar elementos utilizados por Greenaway em sua narrativa audiovisual: a imagem, que foi denominada aqui de livro do silêncio; a música, denominada de livro do som; e a escrita, denominada de livro das palavras; a intertextualidade, denominada como livro do prazer; a construção da personagem, denominada de livro das mulheres-personagens. Essa escolha se deu para homenagear a forma como o diretor retoma no filme as referências ao diário de Sei Shonagon. Embora se trata de uma película de 1996, faz-se necessário salientar que a mesma encontra-se atual, seja pela múltiplas telas usadas para compor um narrativa complexa, seja pelas temáticas abordadas no enredo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaider Fernandes Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brazil. Professor efetivo do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG- Ibirité), Coordenador do Laboratório de Arte e Educação, Coordenador do Núcleo de Integração e Práticas (NIP).

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad., Pref., Introd., Com., Apend. de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, 1966.

CANDIDO, Antônio. A personagem de ficção. 9 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

CUNHA, Oswaldo Norbim Prado. Imagem e texto em O livro de cabeceira. Revista Espcom, v. 4, p. 1-12, 2007. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/espcom/revista/numero4/oswaldo.html. Acessado: 13 de dez. de 2022.

DUCROT, Oswald & Todorov, Tzvetan. Dictionnaire encyclopédique des sciences du langage. Paris, Seul. 1972.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, Trad., Vol. 18, pp. 13-85). Imago, 1980.

GARCIA, Wilson. Introdução ao Cinema Intertextual de Peter Greenaway. Co-edição Annablume – UniABC, São Paulo, 2000.

GARCIA, Wilton. Escritura fílmica de O livro de cabeceira. Galáxia (PUCSP), São Paulo, v. 01, n.05, p. 139-158, 2003.

GREENAWAY, Peter. Cinema 105 anos de texto ilustrado. Aletria Revista de Estudos de Literatura, Belo horizonte, v. 8, dez. 2001.

GOROSTIZA, Jorge. Peter Greenaway. Madrid: Cátedra, 1995.

SHONAGON, Sei. The Pillow Book. London: Penguin, 1967.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Fernandes Reis, J. (2023). O livro de cabeceira de Peter Greenaway: silêncio, som, palavra, prazer, personagem. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 20(1), 157–179. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v20n1p.157-179

Edição

Seção

Dossiê