Apresentação do Dossiê “Elites e Instituições”
DOI:
10.46551/issn.2527-2551v20n2p.03-09Palavras-chave:
elites, instituições, sociologia política, ciência políticaResumo
O presente dossiê, “Elites e Instituições”, tem como objetivo principal a apresentação de pesquisas que se inserem dentro da temática de estudos das elites e as suas relações com diferentes instituições sociais. Para além das pesquisas em si mesmas, o dossiê também tem como objetivo a divulgação dos próprios autores, que se dedicam a pesquisar este tema e, em sua maioria, ainda estão em processo de formação, cursando doutorado, ou de inserção no campo acadêmico, como professores. A própria temática dos estudos das elites, como podemos nomear de modo genérico, não ocupa mais um lugar central nas ciências sociais, como já ocupou em outros tempos, principalmente na sociologia política e ciência política. Assim, temos um grupo reduzido de pesquisadores, reunidos em torno de alguns orientadores em determinadas universidades.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1998.
DAHL, A. Robert. Uma crítica ao modelo de elite dirigente. In: Sociologia Política II. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
GRYNSZPAN, Mário. Ciência política e trajetórias sociais: uma sociologia histórica das elites. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.
MOSCA, Gaetano. La classe politica. México: Fondo de Cultura Economica, 1992.
OFFERLÉ, Michel. Entrées en politique. Politix, vol. 9, n°35, Troisième trimestre, 1996.
OFFERLÉ, Michel. La Profession Politique - XIXe.-Xxe. siècles. Paris: Belin, 1999.
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Ed: Fundo de cultura, 1961.
SEIDL, Ernesto e GRILL, Igor G. As Ciências Sociais e os Espaços da Política no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
WRIGHT MILLS, C. A Elite do Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.