Parcialidade e ambiguidade da justiça no século XIX: a violência no sistema escravista norte-mineiro
Partiality and ambiguity of justice in the 19th century: violence in the slave system in North Minas Gerais
Palavras-chave:
Justiça, Escravos, Parcialidade, Montes Claros, Século XIXResumo
O presente artigo analisa a atuação da justiça no século XIX tomando como pano de fundo a ordem escravocrata e as aspirações modernizantes do estado Imperial. Utiliza especialmente como fontes processos-crime da cidade de Montes Claros, sede da Comarca da região norte de Minas Gerais.
Downloads
Referências
BATISTA, Dimas José. A administração da justiça e o controle da criminalidade no médio sertão do São Francisco, 1830-1880. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade de São Paulo, 2006.
BOTELHO, Tarcísio Rodrigues. Famílias e Escravarias: demografia e família escrava no Norte de Minas Gerais no Século XIX. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade de São Paulo, 1994.
BRITO, Gy Reis Gomes de. Montes Claros: da construção ao progresso – 1917-1926. Montes Claros: Unimontes, 2006.
FLORY, Thomas. El juez de paz y el jurado en el Brasil imperial. México: FCE, 1986.
GRINBERG, Keila. Verbete: In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
IVO, Isnara Pereira. A tragédia do tamanduá: um estudo de caso de poder local e de mandonismo no sertão da Bahia (1840-1895). Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.
JESUS, Alysson Luiz Freitas de. No sertão das Minas: escravidão, violência e liberdade – 1830-1888. São Paulo: Annablume, 2007.
JESUS, Alysson Luiz Freitas de. Cotidiano e poder nas relações sociais escravistas e pós-escravidão: o sertão das Minas entre 1850 e 1915. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade de São Paulo, 2011.
LARA, Sílvia Hunold. MENDONÇA, Joseli Maria Nunes (orgs.). Direitos e justiças no Brasil: ensaios de História Social. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2006.
SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1627). 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
THOMPSON, Edward P. Senhores e caçadores: a origem da Lei Negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
VELLASCO, Ivan de Andrade. As seduções da ordem: violência, criminalidade e administração da justiça – Minas Gerais – século XIX. Bauru/SP: Edusc, 2004.